Olá, audiófilos e entusiastas do som! Sou o Eduardo, e hoje vamos detalhar um dos compressores mais importantes da indústria: o Compressor Universal Audio 1176. Preparados para uma imersão completa nesse compressor clássico? Então, conecte-se comigo para descobrir os segredos desse dispositivo lendário!
O Compressor 1176 é uma presença constante, seja nos discos de vinil que marcaram épocas ou nas últimas sensações do streaming. Se existe um hit, é provável que o Compressor 1176 tenha deixado sua marca, seja durante a gravação, a mixagem ou por meio de um plug-in que captura sua essência calorosa e única.
Lançado em 1966 pela mão habilidosa do fundador da Universal Audio, Bill Putnam, o Compressor 1176 revolucionou o mundo do áudio na época e, após quase sessenta anos, continua surpreendentemente relevante.
Em um mundo dominado pelo som valvulado e seus inerentes ruídos, o Compressor 1176 surgiu com um circuito de estado sólido que oferecia um nível de ruído extremamente baixo e uma resposta rápida de redução de ganho em 20 microssegundos. Tornou-se rapidamente um recurso essencial em estúdios globais e sua sonoridade distintiva virou sinônimo de gravações lendárias.
Compressores Analógicos vs. Plug-ins Digitais: Uma Busca pela Fidelidade Sonora
Esses plug-ins 1176 são iguais aos hardwares? Se eu pegar um Compressor 1176 analógico de 20 anos atrás e um atual, o som não vai ser 100% igual. O próprio desgaste das peças vai criando uma sonoridade única.
Vou disponibilizar os arquivos aqui em baixo para download em 24/48kHz, pra importar pra tua DAW, e tirar tua própria conclusão. Eu fiz esse teste com todos os plugins comprimindo 5db e com os mesmos ajustes de ataque e release, tentando deixar eles com uma sonoridade mais próxima possível.
O duelo dos gigantes
Qual o melhor plugin de 1176?
Será o da Universal Audio? Da Waves? Da Slate Digital? Softtube? Ou quem sabe um gratuíto?
Todas as tracks com os mesmo ajustes, mesma compressão e mesmo volume. E contem uma versão comprimida no Universal Audio 1176 Analógico para você comparar e tirar suas próprias conclusões.
Conhecendo as Versões do 1176: Dos Clássicos aos Modelos Comemorativos
O Compressor 1176 sofreu algumas atualizações notáveis ao longo dos anos, culminando em três versões icônicas que marcaram épocas e transformaram gravações:
Compressor 1176 Bluestripe ou Rev A: Primeiro modelo e talvez o mais reverenciado pelos puristas do áudio, o Bluestripe, é o verdadeiro pioneiro, ostentando o mesmo projeto do limitador FET usado originalmente por Bill Putnam.
Este design oferecia uma assinatura sonora que adicionava uma brilho peculiar nas altas frequências, proporciona um calor aconchegante devido ao amplificador de ganho. Mesmo desativando a redução de ganho, os modelos Bluestripe podem aquecer significativamente o som, sobressaindo, especialmente, nos vocais.
Compressor 1176 Blackface Rev E: O clássico dos anos 70, a versão Blackface é reconhecido como um padrão na era LN (Low Noise).
Com uma resposta de compressão que tende a ser mais linear e um caráter sonoro que mantém as distorções em níveis baixos, este modelo é particularmente adequado para aplicações que requerem definição e punch. Embora seja uma escolha pessoal, muitos engenheiros de áudio, incluindo eu, têm uma preferência pelo Blackface para a maior parte das aplicações, com a exceção notável dos vocais.
Compressor 1176AE Anniversary Edition: O modelo comemorativo, lançado para marcar o 40º aniversário do 1176, veio com modificações sutis que incluíam uma taxa de compressão mais baixa de 2:1 e um modo de ataque “super lento” fixo em 10ms.
Raríssimo e com características peculiares, esse modelo pode não ser a primeira escolha de muitos, mas é definitivamente algo para experimentar e ver se ele encaixa nas necessidades de seu projeto.
Os Parâmetros do Compressor 1176
Os parâmetros que definem o 1176 através de suas incarnações físicas e digitais são bem uniformes, abrangendo controles de Entrada e Saída, Ataque e Release, além dos botões de Ratio. O medidor VU continua a ser uma ferramenta confiável para visualização da redução de ganho, níveis de entrada e saída.
Ataque
O Tempo de Ataque do 1176 é ajustável de 20 microssegundos a 800 microssegundos (ambos extremamente rápidos). O Tempo de Ataque é mais rápido quando o botão de Ataque esta todo girado pra direita e é mais lento quando está totalmente pra esquerda.
O Ataque e o Release do 1176 são ao contrario dos outros compressores.
Com um Tempo de Ataque dele é muito rápido, a redução de ganho entra em ação quase imediatamente, ele comprime mais os transientes que a maioria dos compressores tradicionais, criando um som amaciado muito legal.
Tempos de Ataque mais lentos permitem que transientes passem antes de começar a compressão. Isso adiciona uma certa pressão do som, ou tal do punch que tanto gostamos.Na verdade essa regra vale pra todos os compressores.
O Ataque do 1176 AE oferece um modo de Ataque “SLO” fixo de 10 ms quando esse controle é movido para a posição totalmente no sentido antihorário.
Release
O Tempo de Release do 1176 é ajustável de 50 milissegundos a 1100 milissegundos, que seria 1,1 segundo.
Como falei antes, o Release é mais rápido quando o botão tá todo girado pra direita e é mais lento quando está totalmente pra esquerda.
Se o tempo de release é rápido, pode ocorrer colaterais de “pulsação” e “respiração”, devido ao rápido aumento do ruído de fundo à medida que compensamos o ganho de saída.
Se o tempo de Release for muito lento, pode causar uma redução de ganho que aparenta uma compressão mais suave, tornando mais transparente. Isso vale para todos os compressores, quanto mais rápido o release, mais a gente escuta a compressão, quanto mais lento, mais transparente a compressão.
Ratio
A configuração de “All Buttons” tem uma origem curiosa.O 1176 original, possuía uma “falha”em que permitia apertar todos os botões de Ratio ao mesmo tempo, criando um som compacto e agressivo.
Os desenvolvedores dos plugins, sabiam que esse som tinha caído no agrado dos engenheiros, e crio essa opção nos Plugins chamado All Buttons.
Valor Agregado dos Plug-ins: Os Extras que Fazem a Diferença
Novidades incluídas nos plug-ins de 1176 adicionam flexibilidade e conveniência ao processo de mix, como o ajuste de Headroom, que permite o ajuste do nível de referência operacional interno do plug-in para que o plug-in não seja “empurrado” tanto para a redução de ganho
Headroom (HR)
Headroom (HR) permite a melhor prática de correspondência de nível operacional ou pode ser usado de forma criativa para expandir o alcance sonoro do processador.
Mix
Um equilíbrio de saída combinado entre o sinal processado pelo plugin e o sinal da fonte seca original pode ser ajustado com o controle Mix. Mix facilita técnicas de compressão paralela sem a necessidade de criar roteamentos adicionais na DAW.
Filtro Sidechain
Um filtro linear personalizado fixo de 10 dB por década (3 dB por oitava) está disponível para o Sidechain do compressor.
Esta função minimiza o conteúdo de baixa frequência do Sidechain de controle do compressor, reduzindo a redução excessiva de ganho e/ou “bombeamento” em sinais de áudio com graves pesados, sem reduzir o conteúdo de graves do próprio sinal de áudio.
Conclusão: Sua Experiência, Nosso Compartilhamento
Baixe os arquivos que disponibilizei comparando marcas de plugins, teste à vontade, explore as nuances dos plug-ins, e sinta-se livre para integrar o que mais lhe agradou em seu arsenal sonoro.
O duelo dos gigantes
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Eduardo Rabuske
Produtor Musical, engenheiro de som e guitarrista: Formou-se em Produção Fonográfica na Unisinos e continuou seus estudos em cursos no Rio Janeiro (Brasil) e em Hamburgo (Alemanha). Já realizou trabalhos com artistas de todo o Brasil que vão do gospel à vaneira e rock, como Tchê Barbaridade, Tchê Garotos, Renato Borghetti, Alexandre Móica (Acústicos e Valvulados), Bidê ou Balde, Tequila Baby, Frank Solari, Kiko Freitas, Felipe Duran e outros.
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Projetos Acústicos: Realiza projetos arquitetônicos com tratamento e isolamento acústico para estúdios, residências e auditórios.
RKE Studio: Proprietário do RKE Studio, um dos maiores estúdios do sul do Brasil.