Como gravar Violão: Passo A Passo A Partir do Zero

Aula Prática

Eduardo
09/08/2025

Sumário

Independentemente do estilo musical que você goste ou se possui um estúdio de gravação, atualmente qualquer pessoa pode gravar violão. A chave está em possuir o conhecimento e o equipamento adequado para obter uma gravação de violão de alta qualidade.

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Se você seguir as orientações que preparei, estou confiante de que será capaz de gravar violão com facilidade.

Está pronto para começar? Então vamos lá, vamos aprender como gravar violão.

Como Gravar Violão – Passo a Passo

Vamos lá! Espero que você esteja animado para começar a gravar Violão.

 

 

Este artigo será extenso, mas é um guia abrangente que inclui todas as informações necessárias para gravar violão e alcançar o sucesso na produção musical.

 

 

Além disso, se você estiver interessado em aprender sobre edição e mixagem de violão, clique aqui.

 

 

Você deseja aprender a gravar violão de forma fácil e sem gastar muito dinheiro? Neste artigo, apresentarei um passo a passo detalhado, com imagens, para ajudá-lo a gravar violão e começar a produzir suas próprias músicas.

Defina o seu Estilo

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Hoje em dia, é frequente encontrar sucessos musicais gravados em Home Studios, abrangendo uma variedade de estilos musicais, como sertanejo, rock, samba, hip-hop, trap…

Quando menciono “definir o seu nicho”, estou me referindo a escolher a sua especialidade.

 

Portanto, escolher o nicho significa decidir qual estilo musical você quer explorar em suas gravações de violão. Este é um passo crucial que você deve seguir antes de investir em equipamentos.

Escolha Artistas e Produtores que você se identifica

Não é necessário ser um especialista para gravar violão em seu Home Studio. Basta pesquisar sobre os equipamentos preferidos por artistas e produtores, como modelos de violão, microfones dinâmicos ou condensadores e pré-amplificadores.

 

Um Home Studio para gravar violão não precisa ser projetado por um especialista em acústica (embora seja recomendável), apenas é necessário que a pessoa tenha experiência e algum conhecimento sobre o assunto.

Projeto Acústico
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Você sabia que cerca de 50% do som captado por um microfone condensador é o som ambiente da sala? Enquanto isso, um microfone dinâmico captura menos ambiente, aproximadamente 70%.

Certamente você já notou a diferença entre o som de um violão em um estúdio e o som captado durante um show ao ar livre ou em um ginásio. Isso mostra como a acústica tem influência no som do instrumento.

 

 

O objetivo deste post não é criar projetos acústicos, pois já tenho mais de 90 vídeos sobre acústica no Audio Expert. Trata-se de um assunto complexo, envolvendo dimensões, ondas estacionárias, absorção, difusão, isolamento de paredes, portas, janelas e pisos.

 

 

Para um estúdio profissional, um projeto acústico é essencial. No entanto, para um home studio, algumas técnicas simples podem ser eficazes:

  • Escolha uma sala retangular com dimensões diferentes, evitando tamanhos iguais, como 4×4, 3×3, 5×5.

 

  • Opte por um local com bom isolamento acústico e menos interferência sonora externa, pois vazamentos de som são difíceis de corrigir sem afetar a qualidade do áudio.

 

 

  • Em um estúdio profissional, o som ambiente pode contribuir para a captação, mas isso geralmente não ocorre em um home studio. Evite que o som ambiente interfira na captação.

 

 

  • Evite salas reflexivas e prefira ambientes com móveis, tapetes, sofás, camas e armários, sendo os quartos geralmente uma boa opção.

 

Dica extra: Grave no quarto com as portas do armário abertas, pois o tecido das roupas absorve bastante som. Quanto mais “dentro” do guarda-roupas gravarmos, menos som ambiente será captado.

Equipamentos para Gravar Violão
Modelos de Violões Clássicos e Suas Sonoridades

O violão é um dos instrumentos mais populares e versáteis do mundo da música. Existem vários tipos de violões, cada um com suas próprias características e sonoridades únicas. Neste artigo, vamos explorar alguns dos modelos de violões clássicos e suas sonoridades distintas.

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Violão Clássico (Nylon)

 

O violão clássico, também conhecido como violão de nylon, é um dos modelos mais tradicionais e populares. Ele possui cordas de nylon, que produzem um som suave e quente.

O timbre do violão clássico é ideal para estilos musicais como música clássica, flamenco, bossa nova e música latina. Sua sonoridade é caracterizada por notas claras e graves encorpados, além de um sustain prolongado.

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Violão Folk (Aço)

 

O violão folk, também conhecido como violão de aço, é outro modelo clássico e amplamente utilizado. Diferente do violão clássico, o violão folk possui cordas de aço, que produzem um som mais brilhante e percussivo. 

Este tipo de violão é popular em estilos como folk, country, blues e rock. Sua sonoridade é caracterizada por um timbre mais agressivo, com destaque para os agudos e médios, além de uma projeção sonora mais potente.

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Violão Flamenco

 

O violão flamenco é um modelo especializado, projetado especificamente para o estilo de música flamenco. Ele possui características únicas, como um corpo mais fino e uma escala mais curta, que resultam em um som mais percussivo e brilhante. 

As cordas de nylon do violão flamenco são tensionadas de forma a produzir um som mais nítido e articulado, ideal para os ritmos e técnicas características do flamenco.

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Violão de 12 cordas

 

O violão de 12 cordas é um modelo que possui, como o nome sugere, 12 cordas em vez das 6 tradicionais. Isso resulta em uma sonoridade rica e cheia, com uma sensação de maior volume e profundidade. O timbre do violão de 12 cordas é caracterizado por uma sonoridade mais densa e complexa, com uma ressonância única que adiciona textura e dimensão às músicas.

Cada um desses modelos de violões clássicos possui suas próprias características e sonoridades distintas, tornando-os adequados para diferentes estilos musicais e preferências pessoais. Independentemente do modelo escolhido, o violão continua a ser um instrumento versátil e expressivo, capaz de produzir uma ampla gama de sons e emoções.

Microfone
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Sem dúvida, o microfone é fundamental para captar o som do violão. É impressionante como o som pode mudar dependendo do microfone usado. No entanto, é importante lembrar que o microfone apenas captura o que ouve, ou seja, a forma como o violão é tocado, a acústica do ambiente e a qualidade do instrumento são fatores determinantes para uma boa gravação.

A escolha do microfone é muito pessoal, pois cada modelo responde de forma diferente em cada situação, e nem sempre o mais caro garantirá o melhor resultado.

 

 

Existem microfones clássicos amplamente reconhecidos pela qualidade na gravação de violão, como o, Neumann U87ai, Tlm 103, Km 184, Sony C800g, AKG C12Vr, Schoeps CMC6

 

 

Infelizmente, são caros no Brasil. Mas no entanto, conseguimos um bom resultado com microfones mais acessíveis. 

 

 

No final do post, incluí alguns exemplos de microfones condensadores e dinâmicos com excelente relação custo-benefício.

Microfone Condensador
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O microfone condensador é frequentemente usado para gravar violão. Esse tipo de microfone usa um capacitor para converter ondas sonoras em sinal elétrico. Ele é conhecido por sua sensibilidade e ampla resposta de frequência, o que o torna ideal para gravações de alta qualidade em estúdios de gravação.

Microfones condensadores precisam de alimentação elétrica, conhecida como “Phantom Power” (+48v). Portanto, é necessário um pré-amplificador, placa de áudio ou mesa de som com Phantom Power. No entanto, é raro encontrar equipamentos atualmente que não possuam Phantom Power.

Vantagens do Microfone Condensador
  • Pode resistir a níveis elevados de pressão sonora, desde que o amplificador interno seja capaz de reproduzir os altos níveis de saída resultantes.

 

 

  • Captura eficazmente fontes com baixo nível de pressão sonora.

 

 

  • Microfones de grande diafragma proporcionam uma ampla resposta de frequência.

 

 

  • Microfones de pequeno diafragma são ideais para capturar fontes que exigem brilho adicional, como pratos, cordas e violões.
Desvantagens do Microfone Condensador
  • Os de alta qualidade, infelizmente, têm um custo elevado.

 

  • Devido à sua resposta de frequência plana, não são adequados para várias fontes.

 

  • Muitos modelos não conseguem lidar com altos níveis de pressão sonora e distorcem facilmente.

 

  • Mesmo em padrão cardióide, tendem a captar vazamentos de som com mais facilidade devido à sua sensibilidade a baixos níveis de pressão sonora.
Microfone Dinâmico
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Os microfones dinâmicos não são muito utilizados para gravar violão, pois têm dificuldade em captar baixos níveis de pressão sonora e altas frequências. Eles funcionam com uma bobina móvel para transformar o som em sinal elétrico. Conhecidos por sua resistência e durabilidade, podem lidar com altos níveis de pressão sonora sem distorção.

Os microfones dinâmicos são frequentemente usados em apresentações ao vivo devido à sua capacidade de rejeitar vazamentos. No entanto, também podem ser usados em gravações de estúdio, especialmente em instrumentos com alta pressão sonora.

Vantagens do Microfone Dinâmico
  • Reduzem vazamentos sonoros.

 

 

  • Podem lidar com altos níveis de pressão sonora.

 

 

  • Possuem uma resposta de frequência não linear, sendo ideais para certos elementos e inadequados para outros.

 

 

  • Têm um custo mais acessível.
Desvantagens do Microfone Dinâmico
  • Dificuldade em captar frequências elevadas.

 

  • Dificuldade em captar sinais com baixa pressão sonora (SPL).

 

Padrão Polar dos Microfones

Os microfones condensadores podem ter uma polaridade fixa ou oferecer até 3 polaridades selecionáveis, como cardióide, bidirecional e omnidirecional. Por outro lado, os microfones dinâmicos geralmente têm uma polaridade cardióide ou supercardióide.

 

Na gravação de violão, o padrão cardióide é usado na maioria das vezes, enquanto o padrão figura de 8 ou omnidirecional é mais comum em microfones de ambiente. No entanto, é possível captar os amplificadores em figura de 8, como no caso dos microfones de fita. Estes últimos captam também o som da sala, então recomendado apenas em salas com boa acústica.

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Cardióide: Capta somente na frente e rejeita o restante.

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Hipercardioide: Ainda mais diretivo que o cardioide. Seu uso é basicamente o mesmo que o cardioide.



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Figura de 8 ou Bidirecional: Capta pela frente e por trás do microfone, rejeitando o som pelas laterais.

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Omnidirecional: Capta 360 graus.

Frequency Response Chart
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A tabela que mostra a curva de resposta do microfone indica quais frequências são ressaltadas ou atenuadas. Com o tempo, os profissionais de áudio podem identificar, por meio desse gráfico, quais instrumentos são mais adequados para um determinado microfone apenas observando as frequências destacadas.

Pré Amplificador
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Os microfones produzem sinais de saída de baixa intensidade, os quais geralmente precisam ser amplificados consideravelmente antes de poderem ser utilizados de forma prática. Para isso, utilizamos pré-amplificadores, dispositivos projetados para aumentar o sinal do microfone até um nível adequado para a gravação.

A maioria das mesas de som e placas de áudio fornecem pré-amplificadores de microfone em várias de suas entradas, e também existem pré-amplificadores independentes disponíveis como equipamentos periféricos.

 

 

Existe a ideia equivocada de que todos os pré-amplificadores são lineares, ou seja, que aumentam o nível de saída do microfone sem alterar o timbre do som captado. No entanto, assim como instrumentos musicais e microfones, os pré-amplificadores possuem suas próprias características sonoras.

 

 

Ao escutar uma gravação feita com um microfone, você estará percebendo não apenas as características do próprio microfone, mas também as do pré-amplificador que foi utilizado.

 

 

Com a introdução dos transistores e, especialmente, com o surgimento do áudio digital, houve um aumento no valor atribuído à qualidade dos equipamentos valvulados. Muitos engenheiros de som apreciam o calor e a coloração sonora que esses dispositivos podem adicionar.

 

 

No Audio Expert, estudamos extensivamente sobre a distorção e seu impacto, positivo ou negativo, na música. Para quem deseja aprofundar-se no assunto, tanto na escolha de pré-amplificadores quanto em técnicas de microfonação, recomendo estudar os módulos Microfones, Pré-amplificadores e Gravação na Prática

 

 

Muitos engenheiros de som preferem trabalhar com níveis “quentes” nos pré-amplificadores de microfone. Nesses casos, as sutis e progressivas distorções das válvulas, ao invés de prejudicar o som, desempenham um papel duplo, atuando como limitadores e realçando o timbre, adicionando harmônicos musicalmente agradáveis. Isso é conhecido como “soft clipping”, “tube compression” ou até “overdrive”.

 

 

Por outro lado, um pré-amplificador de estado sólido de qualidade opera com baixíssima distorção até atingir seu limite máximo. A partir desse ponto, a distorção aumenta rapidamente, adicionando harmônicos agressivos e indesejados. Os efeitos resultantes dessas distorções também são mais ásperos, como “hard clipping”, “fuzz tone” ou “distorção braba”.

Channel Strip
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São pré-amplificadores que possuem equalizador e/ou compressor. É um periférico simulando um canal de uma mesa de som.

Marcas de pré-amplificadores que eu gosto de trabalhar:

 

 

Solid State/Transistor: Neve, API, Crane Song, GML, Martech, SSL

 

 

Valvulado: Universal Audio, Tubetech, Avalon 737, DW Fearm.

Software para Gravação de Violão

Aqui não tem mistério, o melhor software é aquele que você domina. Pode ser Cubase, Pro Tools, Logic, Studio One, Reaper, tanto faz.

Melhoria de Performance
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A gravação de violão pode parecer simples, mas a simplicidade pode criar desafios. Enquanto a gravação de guitarra envolve o instrumento, amplificador e pedais, no caso do violão, é apenas o instrumento. Além disso, um bom violão pode ser caro. Detalhes como movimento na cadeira, deslize dos dedos nas cordas, vazamento nos fones de ouvido e respiração são aspectos aos quais devemos prestar atenção ao gravar violão.

A sonoridade do violão depende em grande parte do próprio instrumento e do músico, representando pelo menos 70% do resultado final.

 

Alguns músicos enfrentam dificuldades ao gravar o violão enquanto ouvem a banda por meio de fones de ouvido com metrônomo. Se possível, é recomendável ajustar o volume dos fones para que o som acústico do violão seja suficiente para a monitoração, evitando vazamentos. Isso permite que o músico ouça um som equilibrado, sem perder referências importantes.

 

Preparar-se adequadamente para a gravação pode facilitar o processo. Problemas durante a reprodução podem afetar a performance do músico, portanto, é importante fazer edições corretivas e uma pré-mixagem razoável antes da gravação.  

 

Ajustar o volume do metrônomo é crucial, pois um volume muito alto ou muito baixo pode afetar a precisão rítmica ou a performance.

 

Alguns fones de ouvido podem não reproduzir com precisão os graves, o que pode fazer com que o músico perca referências importantes de tempo. A latência de monitoramento também pode afetar a performance, portanto, é importante ajustar o Buffer Size para uma latência inferior a 6ms.

 

Minimizar a captação de reflexões da sala e ruídos de fundo é outra medida importante, pois sinais ruidosos e reverberantes podem dificultar o processamento, resultando em artefatos indesejados.

 

Por fim, ao gravar músicas rítmicas, é recomendável encorajar o músico a se soltar um pouco com a batida da música, o que pode melhorar significativamente a performance.

Gravando o Violão em Linha
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Existem diversas razões para gravar a guitarra em linha. A praticidade e a capacidade de alterar o timbre com reamp são vantagens significativas. Além disso, facilita bastante a edição.

Sempre que possível, ao gravar um violão com um microfone, é recomendável capturar o sinal simultaneamente por um DI (Direct Box). Conecte o violão à entrada do DI e ligue a saída diretamente a um pré-amplificador. Dessa forma, em caso de problemas na captação com o microfone, temos a opção da gravação da linha para recorrer.

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É importante lembrar que é possível utilizar a gravação direta e o microfone simultaneamente, mas é necessário garantir que estejam em fase. Isso pode ser feito manualmente ou com o auxílio de um plugin de correção de fase, como o Auto Align.

Quando se trata de violão, é comum gravar dobras, ou seja, gravar duas vezes o violão em mono e depois abrir no estéreo. Isso pode deixar o violão mais presente na mixagem, desde que o arranjo permite essa abordagem.


Caso o arranjo não permita a gravação de dobras de violão, mas ainda se deseje obter um efeito estéreo, é possível utilizar técnicas de microfonação em estéreo.

Técnicas de Microfonação do Violão Mono
  • Microfone posicionado na casa 12, som mais equilibrado.

 

 

  • Microfone posicionado mais para o corpo, mais grave.

 

 

  • Microfone posicionado mais para a braço, mais agudo.

 

 

  • Microfone mais próximo, mais grave e agudo.

 

 

  • Microfone mais afastado, mais médios e mais sala.

 

 

  • Microfone no ombro do músico, som mais natural.

 

 

Exemplos: Neumann U87ai, Tlm 103, Km 184, Sony C800g, AKG C12Vr, Schoeps CMC6.

Técnicas de Microfonação do Violão Estéreo
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XY – A microfonação XY é uma técnica de gravação de áudio que utiliza dois microfones posicionados um ao lado do outro, formando um ângulo de 90 graus entre eles.

Essa técnica é comumente usada para capturar o som de instrumentos acústicos, como pianos, violões e baterias, proporcionando uma reprodução estéreo mais natural e equilibrada. Os microfones são colocados próximos um do outro para minimizar diferenças de fase e garantir uma imagem estéreo precisa.

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Par Espaçado – A microfonação par espaçado é uma técnica de gravação de áudio que utiliza dois microfones posicionados separadamente em um ambiente, em uma distância significativa um do outro.

Essa técnica é comumente usada para capturar o som de instrumentos acústicos e ambientes, proporcionando uma reprodução estéreo mais ampla e espacial. Os microfones são posicionados em locais estratégicos para capturar o som de forma equilibrada e criar uma sensação de profundidade e ambiente na gravação. Essa técnica pode ser utilizada para criar uma sensação de imersão e realismo na reprodução do som.

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Mid/Side – A microfonação mid/side é uma técnica avançada de gravação de áudio que utiliza dois microfones para captar o som de forma estéreo. Essa técnica consiste em usar um microfone direcional (ou cardióide) para capturar o sinal central (mid) e um microfone bidirecional para capturar o sinal lateral (side). 

O sinal lateral é então decodificado e combinado com o sinal central para criar uma imagem estéreo. Essa técnica oferece um controle preciso sobre a largura estéreo e a espacialidade do som durante a mixagem, permitindo ajustes refinados na pós-produção. A microfonação mid/side é comumente usada em estúdios de gravação profissional para criar gravações estéreo de alta qualidade.

Curso de Produção Musical

Neste resumo, compartilhei algumas dicas sobre a gravação de violão. Se você deseja explorar mais a fundo o mundo da produção musical, incluindo gravação, edição, mixagem e masterização, recomendo conhecer o Audio Expert

 

Este é o curso mais completo de produção musical disponível, com mais de 360 vídeos detalhados que explicam cada passo do processo.

Conclusão

Neste resumo, compartilhei algumas dicas sobre a gravação de guitarra. Se você deseja explorar mais a fundo o mundo da produção musical, incluindo gravação, edição, mixagem e masterização, recomendo conhecer o Audio Expert. Este é o curso mais completo de produção musical disponível, com mais de 360 vídeos detalhados que explicam cada passo do processo.

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Eduardo Rabuske

Produtor Musical, engenheiro de som e guitarrista: Formou-se em Produção Fonográfica na Unisinos e continuou seus estudos em cursos no Rio Janeiro (Brasil) e em Hamburgo (Alemanha). Já realizou trabalhos com artistas de todo o Brasil que vão do gospel à vaneira e rock, como Tchê Barbaridade, Tchê Garotos, Renato Borghetti, Alexandre Móica (Acústicos e Valvulados), Bidê ou Balde, Tequila Baby, Frank Solari, Kiko Freitas, Felipe Duran e outros.

Treinamentos: Desenvolveu o Audio Expert, um dos melhores treinamentos para produtores musicais e engenheiros de áudio da atualidade.

Projetos Acústicos: Realiza projetos arquitetônicos com tratamento e isolamento acústico para estúdios, residências e auditórios. 

RKE Studio: Proprietário do RKE Studio, um dos maiores estúdios do sul do Brasil.

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