Como gravar Guitarra: Passo A Passo A Partir do Zero

Aula Prática

Eduardo
09/08/2025

Sumário

Se você seguir as instruções que eu preparei, estou certo de que você será capaz de gravar guitarra facilmente.

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Não importa o gênero musical que você prefere ou se você tem um estúdio de gravação, hoje em dia qualquer um pode gravar guitarra. Tudo o que é necessário é conhecimento e o equipamento certo para obter uma gravação de guitarra de alta qualidade, podendo ser um amplificador ou simulador de amplificador. 

Está pronto para começar? Então vamos lá, vamos aprender como gravar guitarra.

Como Gravar Guitarra – Passo a Passo

Vamos lá! Espero que você esteja animado para começar a gravar Guitarra.

 

Este artigo será um pouco longo, porém é um guia completo que contém todas as informações necessárias para gravar guitarra e obter sucesso na produção musical.

 

Além disso, se você estiver interessado em aprender sobre edição e mixagem de guitarra, clique aqui.

 

Você deseja aprender a gravar guitarra de forma fácil e sem investir muito dinheiro? Neste artigo, apresentarei um passo a passo detalhado, com imagens, para ajudá-lo a gravar guitarra e começar a produzir suas próprias músicas.

Defina o seu Estilo

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Hoje, você escuta sucessos que foram gravados em home studios em todos os estilos possíveis, seja no sertanejo, rock, samba, Hip-Hop, Trap…

Quando eu digo aqui “definir o seu estilo” é definir seu nicho.

 

Então, definir o nicho é definir qual estilo você quer trabalhar com sua gravação de voz.  Esse é o passo fundamental que você precisa decidir antes de começar a comprar equipamentos.

Escolha Artistas e Produtores que você se identifica

Não é necessário ser um especialista para gravar voz em seu home studio. Basta pesquisar sobre os tipos de equipamentos que seus artistas e produtores preferem, como microfones dinâmicos ou condensadores, pré-amplificadores valvulados ou de estado sólido.


Um Home Studio para gravar voz não precisa ser feito por um projetista acústico profissional (apesar de ser recomendado), basta que a pessoa tenha experiência e algum conhecimento sobre o assunto.

Projeto Acústico
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Sabia que cerca de 50% do som captado por um microfone condensador é o som ambiente da sala? Por exemplo, em uma ligação telefônica, mesmo sem ver a pessoa, é possível perceber se ela está na rua, no carro ou até no banheiro, devido ao som ambiente captado pelo microfone. Já um microfone dinâmico captura menos ambiente, cerca de 70%.

Certamente você já percebeu a diferença entre o som de um amplificador em um estúdio e o som captado durante um show ao ar livre ou em um ginásio. Ou até mesmo se o amplificador está no chão ou em um pedestal. Isso demonstra como a acústica influencia no som do instrumento.

 

O objetivo deste post não é criar projetos acústicos, pois já tenho mais de 90 vídeos sobre acústica no Audio Expert. Trata-se de um assunto complexo, envolvendo dimensões, ondas estacionárias, absorção, difusão, isolamento de paredes, portas, janelas e pisos.

 

Para um estúdio profissional, um projeto acústico é essencial. No entanto, para um home studio, algumas técnicas simples podem ser eficazes:

  • Escolha uma sala retangular com dimensões diferentes, evitando tamanhos iguais, como 4×4, 3×3, 5×5.

 

  • Opte por um local com bom isolamento acústico e menos interferência sonora externa, pois vazamentos de som são difíceis de corrigir sem afetar a qualidade do áudio.

 

 

  • Em um estúdio profissional, o som ambiente pode contribuir para a captação, mas isso geralmente não ocorre em um home studio. Evite que o som ambiente interfira na captação.

 

 

  • Evite salas reflexivas e prefira ambientes com móveis, tapetes, sofás, camas e armários, sendo os quartos geralmente uma boa opção.

 

Dica extra: Grave no quarto com as portas do armário abertas, pois o tecido das roupas absorve bastante som. Quanto mais “dentro” do guarda-roupas gravarmos, menos som ambiente será captado.

Equipamentos para Gravar Guitarra
Modelos de Guitarras Clássicas e Suas Sonoridades

A guitarra é um dos instrumentos mais populares e versáteis da música moderna. Com uma grande variedade de modelos e marcas disponíveis, cada guitarra possui características únicas que influenciam sua sonoridade. Neste artigo, vamos explorar alguns dos modelos de guitarras clássicas mais conhecidos e suas distintas sonoridades.

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Fender Stratocaster: A Stratocaster é um dos modelos de guitarra mais icônicos da história da música. Conhecida por seu corpo contornado, três captadores single-coil e alavanca de tremolo, a Stratocaster oferece uma sonoridade brilhante e versátil. 

Ela é frequentemente associada a estilos como rock, blues e pop, e é famosa por sua capacidade de produzir timbres expressivos e vibrantes.

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Gibson Les Paul: A Les Paul é outra guitarra lendária, conhecida por seu corpo sólido e captadores humbucker. Com um timbre encorpado e potente, a Les Paul é frequentemente utilizada em estilos como rock, hard rock e heavy metal.

Sua sonoridade rica em sustain e calor é apreciada por guitarristas em todo o mundo.

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Fender Telecaster: A Telecaster é uma guitarra de design simples e elegante, com um som característico e reconhecível. Com captadores single-coil e um timbre nítido e cristalino, a Telecaster é popular entre músicos de country, rockabilly e indie rock. 

Sua sonoridade clara e direta a torna uma escolha popular para músicos que buscam um som vintage e autêntico.

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Gibson ES-335: A ES-335 é uma guitarra semiacústica conhecida por seu corpo oco e captadores humbucker. Com um timbre suave e rico em ressonância, a ES-335 é frequentemente utilizada em estilos como jazz, blues e rock clássico. 

Sua sonoridade versátil e expressiva a torna uma escolha popular entre músicos que buscam um instrumento com uma ampla gama de possibilidades tonais.

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Yamaha Pacifica: A Pacifica é uma guitarra versátil e acessível, conhecida por sua qualidade de construção e eletrônica versátil. Com captadores de bobina única e humbucker, a Pacifica oferece uma sonoridade equilibrada e flexível, adequada para uma ampla variedade de estilos musicais. 

Sua versatilidade a torna uma escolha popular para músicos iniciantes e experientes.

 

Em resumo, cada modelo de guitarra clássica oferece uma sonoridade distinta e única, influenciando o estilo e a abordagem musical do guitarrista. Ao escolher uma guitarra, é importante considerar não apenas sua estética, mas também sua sonoridade e adequação ao estilo de música que se pretende tocar. Com uma ampla variedade de modelos disponíveis, os guitarristas têm a oportunidade de explorar e experimentar diferentes sonoridades, encontrando o instrumento que melhor se adapta às suas necessidades e preferências musicais.

Amplificador

Os amplificadores de guitarra desempenham um papel crucial na formação da sonoridade de um guitarrista, e cada modelo clássico oferece uma sonoridade distinta e única. Neste artigo, exploraremos alguns dos modelos icônicos de amplificadores de guitarra e suas características sonoras.



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Fender Deluxe Reverb: O Fender Deluxe Reverb é um dos amplificadores mais venerados da história da música. Conhecido por seu som limpo e brilhante, este amplificador de válvulas oferece uma sonoridade clássica e cristalina, com uma resposta dinâmica excepcional. 

Com sua capacidade de produzir tons ricos e harmônicos, o Deluxe Reverb é uma escolha popular entre guitarristas de blues, country e rock.

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Marshall JTM45: O Marshall JTM45 é um dos amplificadores que ajudou a definir o som do rock ‘n’ roll. Com sua sonoridade rica e saturada, este amplificador de válvulas oferece tons quentes e cremosos, com uma distorção suave e expressiva. 

A sonoridade característica do JTM45 o torna uma escolha popular entre guitarristas de rock clássico e blues-rock.



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Vox AC30: O Vox AC30 é um ícone do mundo dos amplificadores de guitarra. Conhecido por seu som britânico distintivo, este amplificador de válvulas oferece tons brilhantes e cristalinos, com uma resposta harmônica rica e detalhada. 

Com sua capacidade de produzir uma distorção suave e musical, o AC30 é uma escolha popular entre guitarristas de rock alternativo, indie e pop.

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Mesa Boogie Dual Rectifier: O Mesa Boogie Dual Rectifier é um amplificador de alta potência conhecido por sua sonoridade agressiva e pesada.

Com sua capacidade de produzir tons distorcidos e esmagadores, este amplificador oferece uma resposta dinâmica e articulada, ideal para estilos musicais como o metal, hard rock e rock progressivo.

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Fender Bassman: O Fender Bassman é um amplificador clássico que se tornou um favorito entre os guitarristas de blues e rock. Com sua sonoridade quente e encorpada, este amplificador de válvulas oferece tons limpos e dinâmicos, com uma resposta tonal equilibrada e expressiva. 

A capacidade do Bassman de produzir uma distorção suave e orgânica o torna uma escolha popular entre músicos que buscam um som vintage e autêntico.

 

 

Cada modelo de amplificador de guitarra clássico oferece uma sonoridade distinta e única, influenciando o estilo e a abordagem musical do guitarrista. Ao escolher um amplificador, é importante considerar não apenas sua potência e recursos, mas também sua sonoridade e adequação ao estilo de música que se pretende tocar. Com uma ampla variedade de modelos disponíveis, os guitarristas têm a oportunidade de explorar e experimentar diferentes sonoridades, encontrando o amplificador que melhor se adapta às suas necessidades e preferências musicais.

Modelos de Simuladores de Amplificadores de Guitarra
Explorando Novas Fronteiras Sonoras

Os simuladores de amplificadores de guitarra têm revolucionado a forma como os guitarristas criam e moldam suas sonoridades. Com avanços tecnológicos significativos, esses dispositivos oferecem uma ampla gama de modelos de amplificadores clássicos e modernos, proporcionando flexibilidade e versatilidade para os músicos. Exploraremos alguns dos modelos de simuladores de amplificadores de guitarra mais populares e suas características sonoras.

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Line 6 Helix: O Line 6 Helix é um dos simuladores de amplificadores mais avançados disponíveis no mercado. Com uma vasta biblioteca de modelos de amplificadores clássicos, o Helix oferece uma reprodução fiel das sonoridades icônicas de amplificadores como Fender, Marshall, Vox e muitos outros.

Além disso, o Helix oferece uma gama de efeitos integrados e a capacidade de criar cadeias de sinal complexas, proporcionando uma flexibilidade sem precedentes para os guitarristas.

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Kemper Profiling Amplifier: O Kemper Profiling Amplifier é um simulador de amplificadores que se destaca pela sua capacidade de capturar fielmente o som de amplificadores reais. Usando a tecnologia de profiling, o Kemper permite aos guitarristas gravar e reproduzir com precisão as características sonoras de amplificadores clássicos e modernos.

Com uma biblioteca em expansão de perfis de amplificadores disponíveis, o Kemper oferece uma variedade impressionante de sonoridades autênticas.

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Positive Grid Bias FX: O Positive Grid Bias FX é um software de simulação de amplificadores que oferece uma abordagem inovadora para a modelagem de amplificadores. Com uma interface intuitiva e uma ampla gama de modelos de amplificadores e efeitos, o Bias FX permite aos guitarristas criar e personalizar suas sonoridades de forma detalhada. 

Além disso, o software oferece ferramentas de edição avançadas, permitindo aos músicos ajustar cada aspecto de sua sonoridade com precisão.

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Fractal Audio Axe-Fx III: O Fractal Audio Axe-Fx III é um dos simuladores de amplificadores mais avançados e poderosos disponíveis atualmente. Com uma qualidade sonora excepcional e uma variedade impressionante de modelos de amplificadores e efeitos, o Axe-Fx III oferece uma flexibilidade sem precedentes para os guitarristas.

Além disso, o dispositivo oferece uma ampla gama de opções de roteamento e processamento de sinal, permitindo aos músicos criar sonoridades complexas e detalhadas.

 

Os simuladores de amplificadores de guitarra oferecem uma ampla gama de opções para os guitarristas explorarem novas fronteiras sonoras. Com a capacidade de reproduzir fielmente as sonoridades de amplificadores clássicos e modernos, estes dispositivos proporcionam flexibilidade e versatilidade para os músicos, permitindo-lhes criar e moldar suas sonoridades de forma detalhada e personalizada. Com uma variedade de opções disponíveis, os guitarristas têm a oportunidade de explorar e experimentar uma ampla gama de sonoridades, encontrando o simulador de amplificador que melhor se adapta às suas necessidades e preferências musicais.



Microfone
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Sem dúvida, o microfone desempenha um papel crucial na captação do amplificador. É surpreendente como o som pode variar dependendo do microfone utilizado. No entanto, é crucial lembrar que o microfone apenas registra o que ele ouve, ou seja, a execução, a acústica da sala, a qualidade do instrumento e do amplificador são determinantes para uma boa gravação de guitarra.

A escolha do microfone é altamente subjetiva, pois cada modelo responde de maneira distinta a cada situação, e nem sempre o mais caro garantirá o melhor resultado.

 

 

Existem microfones clássicos amplamente reconhecidos pela qualidade na gravação de guitarra, como o, Neumann U87ai, Shure Sm 57, Sennheiser MD421 e MD441, Royer 121. Infelizmente, alguns são caros no Brasil. Mas no entanto, conseguimos um bom resultado com um Shure SM57. 

Microfone Condensador
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O microfone condensador é frequentemente usado em microfones ambiente (Room Mic). Esse tipo de microfone usa um capacitor para converter ondas sonoras em sinal elétrico. Ele é conhecido por sua sensibilidade e ampla resposta de frequência, o que o torna ideal para gravações de alta qualidade em estúdios de gravação.

Microfones condensadores precisam de alimentação elétrica, conhecida como “Phantom Power” (+48v). Portanto, é necessário um pré-amplificador, placa de áudio ou mesa de som com Phantom Power. No entanto, é raro encontrar equipamentos atualmente que não possuam Phantom Power.

Vantagens do Microfone Condensador
  • Pode resistir a níveis elevados de pressão sonora, desde que o amplificador interno seja capaz de reproduzir os altos níveis de saída resultantes.

 

 

  • Captura eficazmente fontes com baixo nível de pressão sonora.

 

 

  • Microfones de grande diafragma proporcionam uma ampla resposta de frequência.

 

 

  • Microfones de pequeno diafragma são ideais para capturar fontes que exigem brilho adicional, como pratos, cordas e violões.
Desvantagens do Microfone Condensador
  • Os de alta qualidade, infelizmente, têm um custo elevado.

 

 

  • Devido à sua resposta de frequência plana, não são adequados para várias fontes.

 

 

  • Muitos modelos não conseguem lidar com altos níveis de pressão sonora e distorcem facilmente.

 

 

  • Mesmo em padrão cardióide, tendem a captar vazamentos de som com mais facilidade devido à sua sensibilidade a baixos níveis de pressão sonora.

 

 

No final do post, incluí alguns exemplos de microfones condensadores com excelente relação custo-benefício.

Microfone Dinâmico
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Um microfone dinâmico é geralmente usado em Close Mic, ou seja, próximo ao amplificador. Ele usa uma bobina móvel para converter a energia sonora em sinal elétrico. Reconhecido por sua resistência e durabilidade, é capaz de lidar com altos níveis de pressão sonora sem distorção.

Os microfones dinâmicos são frequentemente usados em apresentações ao vivo devido à sua capacidade de rejeitar vazamentos. No entanto, também podem ser usados em gravações de estúdio, especialmente em instrumentos com alta pressão sonora.

Vantagens do Microfone Dinâmico
  • Reduzem vazamentos sonoros.

 

 

  • Podem lidar com altos níveis de pressão sonora.

 

 

  • Possuem uma resposta de frequência não linear, sendo ideais para certos elementos e inadequados para outros.

 

 

  • Têm um custo mais acessível.
Desvantagens do Microfone Dinâmico
  • Dificuldade em captar frequências elevadas.

 

 

  • Dificuldade em captar sinais com baixa pressão sonora (SPL).

 

 

No final do post, incluí alguns exemplos de microfones dinâmicos com ótima relação custo-benefício.

Padrão Polar dos Microfones

Os microfones condensadores podem ter uma polaridade fixa ou oferecer até 3 polaridades selecionáveis, como cardióide, bidirecional e omnidirecional. Por outro lado, os microfones dinâmicos geralmente têm uma polaridade cardióide ou supercardióide.

 

Na gravação de guitarra, o padrão cardióide é usado na maioria das vezes, enquanto o padrão figura de 8 ou omnidirecional é mais comum em microfones de ambiente. No entanto, é possível captar os amplificadores em figura de 8, como no caso dos microfones de fita. Estes últimos captam também o som da sala, então recomendado apenas em salas com boa acústica.

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Cardióide: Capta somente na frente e rejeita o restante.

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Hipercardioide: Ainda mais diretivo que o cardioide. Seu uso é basicamente o mesmo que o cardioide.



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Figura de 8 ou Bidirecional: Capta pela frente e por trás do microfone, rejeitando o som pelas laterais.

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Omnidirecional: Capta 360 graus.

Frequency Response Chart
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A tabela que mostra a curva de resposta do microfone indica quais frequências são ressaltadas ou atenuadas. Com o tempo, os profissionais de áudio podem identificar, por meio desse gráfico, quais instrumentos são mais adequados para um determinado microfone apenas observando as frequências destacadas.

Pré Amplificador
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Os microfones produzem sinais de saída de baixa intensidade, os quais geralmente precisam ser amplificados consideravelmente antes de poderem ser utilizados de forma prática. Para isso, utilizamos pré-amplificadores, dispositivos projetados para aumentar o sinal do microfone até um nível adequado para a gravação.

A maioria das mesas de som e placas de áudio fornecem pré-amplificadores de microfone em várias de suas entradas, e também existem pré-amplificadores independentes disponíveis como equipamentos periféricos.

 

 

Existe a ideia equivocada de que todos os pré-amplificadores são lineares, ou seja, que aumentam o nível de saída do microfone sem alterar o timbre do som captado. No entanto, assim como instrumentos musicais e microfones, os pré-amplificadores possuem suas próprias características sonoras.

 

 

Ao escutar uma gravação feita com um microfone, você estará percebendo não apenas as características do próprio microfone, mas também as do pré-amplificador que foi utilizado.

 

 

Com a introdução dos transistores e, especialmente, com o surgimento do áudio digital, houve um aumento no valor atribuído à qualidade dos equipamentos valvulados. Muitos engenheiros de som apreciam o calor e a coloração sonora que esses dispositivos podem adicionar.

 

 

No Audio Expert, estudamos extensivamente sobre a distorção e seu impacto, positivo ou negativo, na música. Para quem deseja aprofundar-se no assunto, tanto na escolha de pré-amplificadores quanto em técnicas de microfonação, recomendo estudar os módulos Microfones, Pré-amplificadores e Gravação na Prática

 

 

Muitos engenheiros de som preferem trabalhar com níveis “quentes” nos pré-amplificadores de microfone. Nesses casos, as sutis e progressivas distorções das válvulas, ao invés de prejudicar o som, desempenham um papel duplo, atuando como limitadores e realçando o timbre, adicionando harmônicos musicalmente agradáveis. Isso é conhecido como “soft clipping”, “tube compression” ou até “overdrive”.

 

 

Por outro lado, um pré-amplificador de estado sólido de qualidade opera com baixíssima distorção até atingir seu limite máximo. A partir desse ponto, a distorção aumenta rapidamente, adicionando harmônicos agressivos e indesejados. Os efeitos resultantes dessas distorções também são mais ásperos, como “hard clipping”, “fuzz tone” ou “distorção braba”.

Channel Strip
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São pré-amplificadores que possuem equalizador e/ou compressor. É um periférico simulando um canal de uma mesa de som.

Marcas de pré-amplificadores que eu gosto de trabalhar:

 

 

Solid State/Transistor: Neve, API, Crane Song, GML, Martech, SSL

 

 

Valvulado: Universal Audio, Tubetech, Avalon 737, DW Fearm.

Software para Gravação de Guitarra

Aqui não tem mistério, o melhor software é aquele que você domina. Pode ser Cubase, Pro Tools, Logic, Studio One, Reaper, tanto faz.

Melhoria de Performance
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Não é possível evitar a edição corretiva ao tentar produzir músicas de nível comercial. No entanto, obter um bom som de guitarra pode ser desafiador, pois é difícil capturar a performance dos guitarristas e ter bons equipamentos à disposição.

Alguns guitarristas têm dificuldade em manter o desempenho ao gravar a guitarra perto do amplificador na sala de gravação e ouvir a banda através de fones de ouvido com metrônomo. Se possível, coloque o amplificador na técnica e a caixa na sala de gravação. Assim, o guitarrista escutará o som que o microfone estará captando, ou seja, o som final e mais equilibrado.

 

 

Neste artigo, gostaria de compartilhar algumas dicas para melhorar a performance do guitarrista de forma eficaz, sem sacrificar sua naturalidade e interpretação.

 

 

Preparar adequadamente para a fase de gravação pode facilitar muito o processo. Problemas no playback podem prejudicar a performance do guitarrista. Portanto, faça edições corretivas e uma pré-mixagem razoável antes da gravação. Ajustar o volume do click é crucial, pois um volume muito alto ou muito baixo pode afetar a precisão rítmica ou a performance.

 

 

Alguns fones de ouvido podem não reproduzir com fidelidade os graves, o que pode fazer com que o guitarrista perca referências vitais de tempo. A latência de monitoramento também pode atrapalhar a performance, por isso é importante ajustar o Buffer Size para uma latência menor que 6ms.

 

 

Alguns guitarristas acreditam que adicionar a guitarra aos fones de ouvido estando perto do amplificador ajuda na precisão, mas na prática, a performance tende a ser melhor apenas com a banda e o click nos fones.

 

 

Minimizar a captura de reflexões da sala e ruídos de fundo é outra medida importante, pois sinais ruidosos e reverberantes podem dificultar o processamento, resultando em artefatos desagradáveis.

 

 

Por fim, ao gravar músicas rítmicas, encoraje o guitarrista a se soltar um pouco com a batida da música, quem sabe até gravar como ele está acostumado a tocar, em pé, pois isso pode melhorar significativamente a performance.

Gravando a guitarra em Linha
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Existem diversas razões para gravar a guitarra em linha. A praticidade e a capacidade de alterar o timbre com reamp são vantagens significativas. Além disso, facilita bastante a edição.

Sempre que for possível, ao gravar com um amplificador, capture o sinal simultaneamente por um DI (Direct Box). Conecte a guitarra na entrada do DI, ligue a saída diretamente a um pré-amplificador, conecte o “Thru” ao amplificador e grave normalmente. Isso torna a edição muito mais fácil.

Técnicas de Microfonação do Amplificador
  • Microfone mirando o centro, mais agudos.

 

  • Microfone mirando a borda, mais grave.

 

  • Microfone mais longe, menos amplificador, mais sala. 

 

  • Microfone mais próximo, mais grave e agudo.

 

Curso de Produção Musical

Caso queira aprender tudo sobre produção musical…não deixe de conhecer o Audio Expert. Lá, você encontra muitas outras dicas de produção musical. 

Você não apenas dominará todas as técnicas essenciais de gravação, mixagem e masterização, mas também se tornará um mestre em design de estúdio, acústica e gestão de carreira, abrindo um mundo de possibilidades para você na indústria musical. Seja bem-vindo ao curso que transformará sua paixão em profissão.

Conclusão

Neste resumo, compartilhei algumas dicas sobre a gravação de guitarra. Se você deseja explorar mais a fundo o mundo da produção musical, incluindo gravação, edição, mixagem e masterização, recomendo conhecer o Audio Expert. Este é o curso mais completo de produção musical disponível, com mais de 360 vídeos detalhados que explicam cada passo do processo.

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Eduardo Rabuske

Produtor Musical, engenheiro de som e guitarrista: Formou-se em Produção Fonográfica na Unisinos e continuou seus estudos em cursos no Rio Janeiro (Brasil) e em Hamburgo (Alemanha). Já realizou trabalhos com artistas de todo o Brasil que vão do gospel à vaneira e rock, como Tchê Barbaridade, Tchê Garotos, Renato Borghetti, Alexandre Móica (Acústicos e Valvulados), Bidê ou Balde, Tequila Baby, Frank Solari, Kiko Freitas, Felipe Duran e outros.

Treinamentos: Desenvolveu o Audio Expert, um dos melhores treinamentos para produtores musicais e engenheiros de áudio da atualidade.

Projetos Acústicos: Realiza projetos arquitetônicos com tratamento e isolamento acústico para estúdios, residências e auditórios. 

RKE Studio: Proprietário do RKE Studio, um dos maiores estúdios do sul do Brasil.

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