Como gravar Bateria: Passo A Passo A Partir do Zero

Aula Prática

Eduardo
09/08/2025

Sumário

Independentemente do seu estilo musical e se você possui ou não um estúdio de gravação, hoje em dia qualquer pessoa tem a capacidade de gravar bateria. Tudo o que você precisa é de conhecimento de microfonação de bateria e do equipamento adequado para alcançar uma gravação de bateria de qualidade.

Equipamento de gravação para bateria, Microfonação de bateria, Mixagem de bateria, Técnica de bateria

E se você seguir as instruções que preparei, estou confiante de que você conseguirá gravar bateria com facilidade. 

Lembre-se de que as mesmas técnicas de gravação de bateria podem ser aplicadas à gravação de percussão.


Está preparado para começar? Então vamos lá, vamos aprender como gravar bateria.

Como Gravar Bateria – Passo a Passo

Vamos lá! Espero que você esteja animado para começar a gravar bateria.

 

Este será um artigo um pouco extenso, mas é um guia completo, com todas as informações necessárias para gravar bateria e alcançar sucesso na produção musical.

 

Além disso, se você estiver interessado em aprender sobre edição e mixagem de bateria, clique aqui.

 

Você quer aprender como gravar bateria de forma fácil e sem gastar muito dinheiro? Neste artigo, vou apresentar um passo a passo detalhado, com imagens, para ajudá-lo a gravar bateria e começar a produzir suas próprias músicas.

Defina o seu Estilo

Equipamento de gravação para bateria, Microfonação de bateria, Mixagem de bateria, Técnica de bateria

Hoje, você escuta sucessos que foram gravados em home studios em todos os estilos possíveis, seja no sertanejo, rock, samba, Hip-Hop, Trap…

Quando menciono “definir o seu estilo”, estou falando sobre escolher o seu nicho.

 

Portanto, escolher o nicho significa determinar qual estilo musical você deseja explorar em suas gravações de bateria. Este é um passo crucial que você deve tomar antes de começar a investir em equipamentos.

Escolha Artistas e Produtores que você se identifica

Não é preciso ser um expert para gravar bateria em seu Home Studio. Basta pesquisar sobre os tipos de equipamentos preferidos por artistas e produtores, como microfones dinâmicos ou condensadores, pré-amplificadores valvulados ou de estado sólido.

 

Um Home Studio para gravar bateria não necessita ser projetado por um especialista em acústica (embora seja recomendável), apenas é necessário que a pessoa tenha experiência e algum conhecimento sobre o assunto.



Projeto Acústico
Equipamento de gravação para bateria, Microfonação de bateria, Mixagem de bateria, Técnica de bateria

Você sabia que aproximadamente 50% do som captado por um microfone condensador é o som ambiente da sala? Enquanto isso, um microfone dinâmico captura menos ambiente, cerca de 70%

Com certeza você já percebeu a diferença entre o som de uma bateria acústica gravada em um estúdio e o som captado durante um show ao ar livre ou em um ginásio. Isso demonstra como a acústica influencia no som do instrumento. 

 

O objetivo deste post não é criar projetos acústicos, pois já tenho mais de 90 vídeos sobre acústica no Audio Expert. Trata-se de um assunto complexo, envolvendo dimensões, ondas estacionárias, absorção, difusão, isolamento de paredes, portas, janelas e pisos.

 

Para um estúdio profissional, um projeto acústico é crucial. No entanto, para um home studio, algumas técnicas simples podem ser eficazes:

  • Escolha uma sala retangular com dimensões diferentes, evitando tamanhos iguais, como 4×4, 3×3, 5×5.

 

  • Opte por um local com bom isolamento acústico e menos interferência sonora externa, pois vazamentos de som são difíceis de corrigir sem afetar a qualidade do áudio.

 

  • Em um estúdio profissional, o som ambiente pode contribuir para a captação, mas isso geralmente não ocorre em um home studio. Evite que o som ambiente interfira na captação.

 

  • Evite salas reflexivas e prefira ambientes com móveis, tapetes, sofás, camas e armários, sendo os quartos geralmente uma boa opção.

 

  • Para gravação de bateria, quanto maior a sala, melhor.

 

Dica extra: Grave no quarto com as portas do armário abertas, pois o tecido das roupas absorve bastante som. Quanto mais “dentro” do guarda-roupas gravarmos, menos som ambiente será captado.

Modelos de Baterias Clássicas e Suas Sonoridades

A bateria é um dos instrumentos mais fundamentais na música contemporânea, e sua sonoridade é influenciada por uma variedade de fatores, incluindo o design e os materiais utilizados em sua construção. Neste artigo, vamos explorar alguns dos modelos clássicos de baterias e suas distintas sonoridades.

Ludwig Classic Maple: A Ludwig é uma das marcas mais icônicas de baterias, e o modelo Classic Maple é amplamente reconhecido por sua sonoridade quente e equilibrada.

Construída com cascos de bordo, a Classic Maple oferece uma resposta tonal versátil, adequada para uma ampla gama de estilos musicais. Com um som rico em ressonância e projeção, essa bateria é frequentemente escolhida por bateristas de rock, jazz e blues.



Gretsch USA Custom: A série USA Custom da Gretsch é conhecida por seu design clássico e sua sonoridade vintage. Com cascos de maple, essa bateria oferece um timbre característico, com tons graves profundos e agudos brilhantes. 

 

A sonoridade quente e articulada da Gretsch USA Custom a torna uma escolha popular entre músicos de jazz, fusion e rockabilly.

Yamaha Recording Custom: A série Recording Custom da Yamaha é reconhecida por sua durabilidade e sonoridade consistente. Com cascos de birch, essa bateria oferece uma resposta tonal poderosa e focada, com tons médios pronunciados e graves sólidos. 

A sonoridade equilibrada e versátil da Yamaha Recording Custom a torna uma escolha popular entre bateristas de rock, metal e pop.

Pearl Masters Maple/Gum: A Pearl é uma marca conhecida por sua inovação e qualidade de construção, e a série Masters Maple/Gum oferece uma sonoridade rica e expressiva.

Com cascos de maple e gumwood, essa bateria combina a ressonância suave do maple com a pegada sólida do gumwood, resultando em uma sonoridade equilibrada e versátil. A Pearl Masters Maple/Gum é frequentemente escolhida por bateristas de jazz, fusion e rock progressivo.



Tama Starclassic Bubinga: A série Starclassic da Tama é reconhecida por sua qualidade de construção e sonoridade poderosa. O modelo Bubinga, com cascos de bubinga e birch, oferece uma sonoridade encorpada e ressonante, com tons graves profundos e agudos brilhantes. 

 

A sonoridade rica e expressiva da Tama Starclassic Bubinga a torna uma escolha popular entre bateristas de rock, metal e funk.

 

Em resumo, cada modelo de bateria clássica oferece uma sonoridade distinta e única, influenciando o estilo e a abordagem musical do baterista. Ao escolher uma bateria, é importante considerar não apenas sua estética, mas também sua sonoridade e adequação ao estilo de música que se pretende tocar. Com uma ampla variedade de modelos disponíveis, os bateristas têm a oportunidade de explorar e experimentar diferentes sonoridades, encontrando a bateria que melhor se adapta às suas necessidades e preferências musicais.



Equipamentos para gravar Bateria
Microfone
Gravar voz, Estúdio de gravação, Microfone, Software de gravação, Técnicas de gravação de voz, Equipamento de gravação de voz, Dicas para gravar voz

Com certeza, o microfone tem um papel fundamental na captação da bateria. É impressionante como o som pode variar dependendo do microfone utilizado. No entanto, é importante lembrar que o microfone apenas capta o que ele ouve, ou seja, a execução e a qualidade do instrumento são determinantes para uma boa gravação de bateria.

A escolha do microfone é algo bastante pessoal, já que cada modelo responde de forma diferente a cada situação, e nem sempre o mais caro garantirá o melhor resultado.

 

Embora existam microfones clássicos amplamente reconhecidos pela qualidade na gravação de bateria, como o Sony C800g, Neumann U87ai e KM 184, AKG C12, Shure Sm 57, Sennheiser MD421 e MD441, Akg D112, mas infelizmente, são caros no Brasil. Mas no entanto, há muitos microfones no mercado que oferecem excelente custo-benefício.

Microfone Condensador
Gravar voz, Estúdio de gravação, Microfone, Software de gravação, Técnicas de gravação de voz, Equipamento de gravação de voz, Dicas para gravar voz

O microfone condensador é comumente utilizado em pratos, overheads e room mics. Este tipo de microfone utiliza um capacitor para transformar ondas sonoras em sinal elétrico. Ele é reconhecido por sua sensibilidade e ampla resposta de frequência, o que o torna ideal para gravações de alta qualidade em estúdios de gravação.



Microfones condensadores requerem alimentação elétrica, conhecida como “Phantom Power” (+48v). Portanto, é necessário um pré-amplificador, placa de áudio ou mesa de som com Phantom Power. No entanto, atualmente, é raro encontrar equipamentos que não possuam Phantom Power.

Vantagens do Microfone Condensador
  • Pode suportar níveis de pressão sonora elevados, desde que o amplificador interno seja capaz de reproduzir os altos níveis de saída resultantes.

 

  • Capta eficientemente fontes com baixo nível de pressão sonora.

 

  • Microfones de diafragma grande oferecem uma resposta de frequência ampla.

 

  • Microfones de diafragma pequeno são ideais para captar fontes que requerem brilho extra, como pratos, cordas e violões.
Desvantagens do Microfone Condensador
  • Os de boa qualidade, infelizmente, têm um preço elevado.

 

 

  • Devido à sua resposta de frequência plana, não são adequados para diversas fontes.

 

 

  • Muitos modelos não suportam altos níveis de pressão sonora e distorcem facilmente.

 

 

  • Mesmo em padrão cardióide, tendem a captar vazamentos de som com mais facilidade devido à sua sensibilidade a baixos níveis de pressão sonora.

 

 

No fim do post deixei alguns exemplos de microfones condensadores com excelente custo benefício.

Microfone Dinâmico
Gravar voz, Estúdio de gravação, Microfone, Software de gravação, Técnicas de gravação de voz, Equipamento de gravação de voz, Dicas para gravar voz

Um microfone dinâmico é comumente usado em Close Mic, ou seja, próximo aos tambores. Ele utiliza uma bobina móvel para converter a energia sonora em sinal elétrico. Reconhecido por sua resistência e durabilidade, é capaz de lidar com altos níveis de pressão sonora sem distorção

Os microfones dinâmicos são frequentemente utilizados em apresentações ao vivo devido à sua capacidade de rejeitar vazamentos. No entanto, também podem ser usados em gravações de estúdio, especialmente em instrumentos com alta pressão sonora.

Vantagens do Microfone Dinâmico
  • Minimizam vazamentos de som.

 

  • Suportam níveis elevados de pressão sonora.

 

  • Apresentam uma resposta de frequência não linear, sendo ótimos para alguns elementos e inadequados para outros.

 

  • Têm um preço mais acessível.
Desvantagens do Microfone Dinâmico
  • Dificuldade em captar frequências altas.

 

  • Dificuldade em captar sinais com baixo SPL.

 

No fim do post deixei alguns exemplos de microfones dinâmicos com excelente custo benefício.

Padrão Polar dos Microfones

Na gravação de bateria, o padrão cardióide é usado em 99% das vezes, enquanto o padrão figura de 8 ou omnidirecional é mais comum em microfones de ambiente. Estes últimos captam o som da sala, mas são recomendados apenas em salas com boa sonoridade.

Gravar voz, Estúdio de gravação, Microfone, Software de gravação, Técnicas de gravação de voz, Equipamento de gravação de voz, Dicas para gravar voz

Cardióide: Capta somente na frente e rejeita o restante.

Gravar voz, Estúdio de gravação, Microfone, Software de gravação, Técnicas de gravação de voz, Equipamento de gravação de voz, Dicas para gravar voz

Hipercardioide: Ainda mais diretivo que o cardioide. Seu uso é basicamente o mesmo que o cardioide.



Gravar voz, Estúdio de gravação, Microfone, Software de gravação, Técnicas de gravação de voz, Equipamento de gravação de voz, Dicas para gravar voz

Figura de 8 ou Bidirecional: Capta pela frente e por trás do microfone, rejeitando o som pelas laterais.

Gravar voz, Estúdio de gravação, Microfone, Software de gravação, Técnicas de gravação de voz, Equipamento de gravação de voz, Dicas para gravar voz

Omnidirecional: Capta 360 graus.

Frequency Response Chart
Gravar voz, Estúdio de gravação, Microfone, Software de gravação, Técnicas de gravação de voz, Equipamento de gravação de voz, Dicas para gravar voz

A tabela que exibe a curva de resposta do microfone mostra quais frequências são realçadas ou atenuadas. Com o tempo, os profissionais de áudio podem identificar, por meio dessa representação gráfica, quais instrumentos funcionam bem com determinado microfone apenas observando as frequências destacadas.

Pré Amplificador
Gravar voz, Estúdio de gravação, Microfone, Software de gravação, Técnicas de gravação de voz, Equipamento de gravação de voz, Dicas para gravar voz

Os microfones produzem sinais de saída de baixa intensidade, os quais geralmente precisam ser amplificados consideravelmente antes de poderem ser utilizados de forma prática. Para isso, utilizamos pré-amplificadores, dispositivos projetados para aumentar o sinal do microfone até um nível adequado para a gravação.

A maioria das mesas de som e placas de áudio fornecem pré-amplificadores de microfone em várias de suas entradas, e também existem pré-amplificadores independentes disponíveis como equipamentos periféricos.

 

 

Há uma noção equivocada de que todos os pré-amplificadores são lineares, ou seja, que aumentam o nível de saída do microfone sem alterar o timbre do som captado. No entanto, assim como instrumentos musicais e microfones, os pré-amplificadores possuem suas próprias características sonoras.

 

 

Ao escutar uma gravação feita com um microfone, você estará percebendo não apenas as características do próprio microfone, mas também as do pré-amplificador que foi utilizado.

 

 

Com a introdução dos transistores e, especialmente, com o surgimento do áudio digital, houve um aumento no valor atribuído à qualidade dos equipamentos valvulados. Muitos engenheiros de som apreciam o calor e a coloração sonora que esses dispositivos podem adicionar.

 

 

No Audio Expert, estudamos extensivamente sobre a distorção e seu impacto, positivo ou negativo, na música. Para quem deseja aprofundar-se no assunto, tanto na escolha de pré-amplificadores quanto em técnicas de microfonação, recomendo estudar os módulos Microfones, Pré-amplificadores e Gravação na Prática

 

 

Muitos engenheiros de som preferem trabalhar com níveis “quentes” nos pré-amplificadores de microfone. Nesses casos, as sutis e progressivas distorções das válvulas, ao invés de prejudicar o som, desempenham um papel duplo, atuando como limitadores e realçando o timbre, adicionando harmônicos musicalmente agradáveis. Isso é conhecido como “soft clipping”, “tube compression” ou até “overdrive”.

 

 

Por outro lado, um pré-amplificador de estado sólido de qualidade opera com baixíssima distorção até atingir seu limite máximo. A partir desse ponto, a distorção aumenta rapidamente, adicionando harmônicos agressivos e indesejados. Os efeitos resultantes dessas distorções também são mais ásperos, como “hard clipping”, “fuzz tone” ou “distorção braba”.

Channel Strip
Equipamento de gravação para bateria, Microfonação de bateria, Mixagem de bateria, Técnica de bateria

São pré-amplificadores que possuem equalizador e/ou compressor. É um periférico simulando um canal de uma mesa de som.

Marcas de pré-amplificadores que eu gosto de trabalhar:

 

Solid State/Transistor: Neve, API, Crane Song, GML, Martech, SSL

 

Valvulado: Universal Audio, Tubetech, Avalon 737, DW Fearm.

Software para Gravação de Bateria

Aqui não tem mistério, o melhor software é aquele que você domina. Pode ser Cubase, Pro Tools, Logic, Studio One, Reaper, tanto faz.

Melhoria de Performance

Não é possível evitar a edição corretiva ao tentar produzir músicas de nível comercial. No entanto, obter um bom som de bateria pode ser desafiador, pois é difícil capturar a energia dos bateristas.

Alguns bateristas têm dificuldade em manter o desempenho ao ouvir a banda através de fones de ouvido com metrônomo. Desligar o metrônomo na DAW durante a gravação e pedir ao baterista para ouvir apenas a banda, desde que ela mantenha o BPM, pode ajudar.

 

 

Embora seja preferível gravar com metrônomo, não é necessário gravar tudo no click. Muitos clássicos foram gravados sem ele.

 

 

Neste artigo, gostaria de compartilhar algumas dicas para melhorar a performance do baterista de forma eficaz, sem sacrificar sua naturalidade e interpretação.

 

 

Preparar adequadamente para a fase de gravação pode facilitar muito o processo. Problemas no playback podem prejudicar a performance do baterista. Portanto, faça edições corretivas e uma pré-mixagem razoável antes da gravação. Ajustar o volume do click é crucial, pois um volume muito alto ou muito baixo pode afetar a precisão rítmica ou a performance.

 

 

Alguns fones de ouvido podem não reproduzir com fidelidade os graves, o que pode fazer com que o baterista perca referências vitais de tempo. A latência de monitoramento também pode atrapalhar a performance, por isso é importante ajustar o Buffer Size para uma latência menor que 6ms.

 

 

Alguns bateristas acreditam que adicionar a bateria aos fones de ouvido ajuda na precisão, mas na prática, a performance tende a ser melhor apenas com a banda e o click nos fones.

 

 

Minimizar a captura de reflexões da sala e ruídos de fundo é outra medida importante, pois sinais ruidosos e reverberantes podem dificultar o processamento, resultando em artefatos desagradáveis.

 

 

Por fim, ao gravar músicas rítmicas, encoraje o baterista a se soltar um pouco com a batida da música, pois isso pode melhorar significativamente a performance.

Técnicas para Microfonação de Bateria

Bumbo

 

  • Microfone do lado de fora, som mais natural.

 

  • Microfone do lado de dentro, mais sub, mais agudos (Kick).

 

  • Microfone mais no centro, mais agudos (kick), som do batedor.

 

  • Microfone mais embaixo, mais graves.

 

 

Caixa

 

  • Microfone mirando o centro, mais agudos.

 

  • Microfone mirando a borda, mais grave.

 

  • Microfone mais longe, mais agudo.

 

  • Microfone mais próximo, mais grave.

 

 

Hihat

 

  • Microfone mais pra borda, mais agudos.

 

  • Microfone mais pro centro, mais graves.

 

 

Overheads

 

  • Microfone mais pra borda dos pratos, mais brilho.

 

  • Microfone mais pra centro dos pratos, mais graves. 

 

  • Microfones mais altos, mais som de sala, mais som de bateria como um todo.

 

  • Microfones mais próximos, mais som de pratos, menos som de sala.

 

  • Os microfones L e R precisam estar com a mesma distância da caixa por causa da fase. 

 

 

Tons

 

  • Microfone mirando o centro, mais agudo.

 

  • Microfone mirando a borda, mais grave.

 

  • Microfone mais distante, mais agudo.

 

  • Microfone mais perto, mais grave.

 

 

Room

 

  • Microfones mais longe, mais som de sala, menos som de bateria. 

 

  • Microfones mais perto, menos som de sala, mais som de bateria.

 

  • Caminhe pela sala enquanto o baterista toca, onde o som ficar melhor, coloque os microfones lá. Normalmente é onde escutamos mais graves.

 

Curso de Produção Musical

Caso queira aprender tudo sobre produção musical…não deixe de conhecer o Audio Expert. Lá, você encontra muitas outras dicas de produção musical. 

 

Você não apenas dominará todas as técnicas essenciais de gravação, mixagem e masterização, mas também se tornará um mestre em design de estúdio, acústica e gestão de carreira, abrindo um mundo de possibilidades para você na indústria musical. Seja bem-vindo ao curso que transformará sua paixão em profissão.

Conclusão

Neste resumo, compartilhei algumas dicas sobre a gravação de bateria. Se você deseja explorar mais a fundo o mundo da produção musical, incluindo gravação, edição, mixagem e masterização, recomendo conhecer o Audio Expert. Este é o curso mais completo de produção musical disponível, com mais de 360 vídeos detalhados que explicam cada passo do processo.

Anterior

Post Anterior

Próximo

próximo post

Eduardo Rabuske

Produtor Musical, engenheiro de som e guitarrista: Formou-se em Produção Fonográfica na Unisinos e continuou seus estudos em cursos no Rio Janeiro (Brasil) e em Hamburgo (Alemanha). Já realizou trabalhos com artistas de todo o Brasil que vão do gospel à vaneira e rock, como Tchê Barbaridade, Tchê Garotos, Renato Borghetti, Alexandre Móica (Acústicos e Valvulados), Bidê ou Balde, Tequila Baby, Frank Solari, Kiko Freitas, Felipe Duran e outros.

Treinamentos: Desenvolveu o Audio Expert, um dos melhores treinamentos para produtores musicais e engenheiros de áudio da atualidade.

Projetos Acústicos: Realiza projetos arquitetônicos com tratamento e isolamento acústico para estúdios, residências e auditórios. 

RKE Studio: Proprietário do RKE Studio, um dos maiores estúdios do sul do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *