Hoje você vai aprender mais sobre mixagem. Será mais que um artigo, será um curso de Mixagem. Vamos falar sobre o que eu considero o principal instrumento na maioria dos estilos, a VOZ. vamos estudar sobre as melhores técnicas, equipamentos e plugins para voz. E também vamos acabar com o mito da mixagem de voz.
Com o avanço da tecnologia, temos muitos recursos para produzirmos um bom som de voz, inclusive gravar com microfones que simulam outros microfones e plugins poderosos de edição.
Por conta disso, está se tornando cada vez mais frequente produtores que pesquisam mais sobre mixagem, a fim de mixar suas produções em seus home studios. Mas, muitas vezes acabam enfrentando um excesso de informações, e infelizmente muitas delas são duvidosas.
Antes de continuar nesse artigo, recomendo que leia primeiro o artigo Como Gravar Voz. Mixagem é apenas a continuação do trabalho que começamos na gravação. Caso já tenha lido e se interesse em ter o melhor som de voz, está no artigo certo.
Existe Mixagem de voz?
Em primeiro lugar, mixagem vem do inglês mix, que significa misturar. A mixagem seria a mistura de todos os instrumentos. A voz, seria apenas mais uma pista dessa mistura. Então, concluímos que a mixagem de voz NÃO EXISTE. O que existe é processamento de voz na mixagem, e é isso que vamos focar nesse conteúdo.
Como Afinar Voz?
Há uma infinidade de ótimos softwares de correção de afinação hoje em dia, como Auto Tune, Melodyne, VariAudio, Meta Tune, mas, seja o que for que você esteja usando, e supondo que não o esteja usando como um efeito artístico, a regra a seguir é manter o processamento no mínimo.
Quanto mais simples e direcionada for a correção de afinação, menos efeitos colaterais serão produzidos. Com isso em mente, faz sentido evitar a configuração automática do tipo “clicar no automático e esquecer”.
Pessoalmente, não gosto de processo automático para correção de afinação, porque eles processam praticamente tudo, independentemente do quanto a música precisa ou de quanto o processamento está prejudicando o som vocal.
O fato é que a maioria dos profissionais renomados ainda preferem fazer o trabalho de edição do vocal principal manualmente, para que possam ser sempre guiados pelos próprios ouvidos.
Normalmente sugiro trabalhar a performance ao máximo, nem que seja frase por frase. E depois, dentro de cada frase, corrigir primeiro as notas mais problemáticas.
O que você descobrirá trabalhando dessa maneira é que muitas notas não são realmente tão importantes para a impressão de que o cantor está incrivelmente “afinado”. Tentar acertar cada pequena sílaba na grade do tom é uma ótima maneira de matar uma performance.
Na mesma linha, tente implementar a afinação desejada por meio de deslocamentos simples de tom para palavras ou sílabas inteiras, em vez de tentar resolver todas as pequenas variações dentro de cada sílaba.
Ferramentas de processamento em lote, como Synchro Arts Revoice Pro, podem economizar muito tempo ao trabalhar com várias faixas de backing vocals em camadas… mas para vocais principais individuais, acho sempre melhor corrigir tudo manualmente, tanto o tempo como a afinação.
Com tudo isso em mente, aqui estão alguns outros problemas específicos a serem considerados no momento da edição:
Componentes ruidosos (coisas como consoantes e respirações) podem causar problemas para algoritmos de mudança de tom em geral, portanto, você deve evitar processá-los, se possível.
Evite ao máximo afinar sílabas com “s”. Acredite, o “s” é um ponto fraco dos afinadores.
Corrigindo o Tempo
Muitas das mesmas ferramentas de software que oferecem correção de afinação também fornecem recursos de alongamento de áudio que podem ser usados para correção de tempo.
Mais uma vez, sou contra o uso de qualquer tipo de função de ‘quantização’ em massa para vocais principais, porque isso nunca gerou resultados musicais para mim. Para ser honesto, na verdade evito vocalistas que alongam o tempo sempre que possível, porque nunca gostei de como esse tipo de processamento altera o timbre da voz.
Devo começar com Pitch ou Tempo?
Isso é algo muito pessoal, pessoalmente prefiro começar corrigindo o tempo.
Mas assim como acontece com a afinação, se você estiver trabalhando em uma performance vocal frase por frase, tente resistir ao impulso de fixar cada momento para a grade. Em vez disso, concentre-se em quais sílabas realmente precisam estar na batida e quais podem ser mais soltas sem afetar o ritmo.
Além disso, descobri que é uma regra prática que quanto mais recortes de áudio tiver, mais dificuldade para corrigir um problema de tempo percebido, e menos natural será a edição final.
Editar com os olhos
Esteja você editando a afinação ou o tempo, você deve reconhecer que nós, humanos, estamos programados para favorecer a visão em detrimento da audição, e que isso pode facilmente surpreender você ao trabalhar em qualquer tarefa detalhada de estúdio.
Se uma nota vocal ‘parece’ correta na grade de altura / tempo da sua DAW, seu cérebro irá influenciá-lo fortemente a pensar que soa certo, enquanto, na realidade, um desempenho naturalmente afinado e no tempo quase sempre se encontra um pouco fora daquelas grades.
Agora, não estou dizendo que o pitch e as grades de tempo do seu software não podem ser úteis ao sugerir como uma nota que soa estranha pode ser ajustada de maneira sensata – pelo contrário, eles podem economizar muito tempo.
E em arranjos sem uma grade de andamento bem definida, as formas de onda dos instrumentos rítmicos podem servir a um propósito semelhante. No entanto, você precisa se disciplinar para fechar seu olhos ou desviar o olhar da tela o máximo que puder enquanto trabalha – tanto ao escolher notas para ajuste quanto ao decidir se suas alterações melhoraram a situação.
De minha parte, também faço questão, depois de editar cada seção da música, de me levantar da cadeira do estúdio e ouvir a música numa parte diferente da sala, de costas para a tela.
É incrível como suas decisões se tornam mais claras quando você sai do “modo de edição” e adota mais a mentalidade de ouvinte longe dos faders.
Backing Vocals
Aqui, tudo o que falamos sobre a voz principal, vale para os backings. Porém, em alguns estilos, se exige uma edição mais pesada nos backings, algo que quando escutamos solado percebemos que está “sintético”, mas na mixagem soa lindo.
Nos backings, normalmente editamos mais o timing, não só para melhorar a performance, mas para sincronizar com a voz principal.
Fenômeno Psicológico
Um fenômeno psicológico que você deve reconhecer é que você tende a ficar mais sensível à afinação e tempo à medida que mais você ouve uma determinada frase.
Na verdade, é por esta mesma razão que as produções de estúdio se beneficiam mais de uma afinação precisa do que as performances ao vivo, porque é mais provável que o ouvinte ouça a gravação repetidamente.
O outro lado desse aumento progressivo na sensibilidade perceptiva é que se torna cada vez mais fácil errar na dosagem da edição, simplesmente porque você começa a ouvir nuances de tom e tempo que nunca afetarão realmente a consciência dos ouvintes regulares.
Então, aqui foi um breve resumo de edição de voz que eu ensino no Audio Expert.
Mixagem
Então, após a voz estar bem gravada, bem editada, vamos estudar sobre as principais técnicas para deixar a voz impecável na mixagem.
Equalizador
O Equalizador é a ferramenta mais usada na mixagem, e na voz não poderia ser diferente. A voz pode estar soando linda, mas quando acrescentamos os outros instrumentos, precisamos equalizar para encaixá-la na mixagem, caso contrário, ficará alta ou baixa demais.
Não vou me aprofundar aqui sobre os parâmetros dos equalizadores, pois não é o objetivo deste artigo. Caso queira dominar o equalizador, recomendo que baixe o Ebook Dominando o Equalizador. Lá explico tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta, técnicas usadas para deixar o som na cara, quais os equalizadores clássicos para cada instrumento, equalizadores para masterização, fase linear e muito mais…
Quando se trata de equalização na voz, o objetivo principal é fazer com que ela se encaixe na mixagem. Mas podemos realizá-la afim de deixar o som mais atraente, como aquele ar na voz que fica em torno de 10k.
Como Equalizar Voz?
Nunca mexa no equalizador com a voz no solo. É importante entender o estilo musical e decidir se a voz deve se destacar ou se misturar com o instrumental.
Os graves estão na faixa de 120 a 250 Hz, e geralmente há um excesso de som abafado entre 200 e 400 Hz, onde ocorre a ressonância do sistema de voz, ambiente e microfone.
Às vezes, realçar as médias altas em torno de 5 kHz pode melhorar a inteligibilidade das letras.
Se a voz parecer muito média, pode ser útil reduzir um pouco a faixa de 1 a 2 kHz.
Filtrar frequências abaixo de 80 Hz pode ajudar a evitar ruídos indesejados, mas é importante garantir que isso não altere o timbre natural da voz.
Para colocar a voz mais no instrumental, adicione mais médios agudos; para destacá-la, adicione mais corpo.
No caso de backing vocals, cortar os graves pode ajudar a posicioná-los atrás da voz principal.
Qual Equalizador devo usar?
Na prática, a maioria das vezes usamos um equalizador paramétrico, já que os gráficos, devido ao seu Q fixo, perderam popularidade. O equalizador de fase linear é mais utilizado na masterização, pois seu processamento requer muitos cálculos, o que pode causar latência na DAW.
No equalizador digital, a precisão na seleção de frequências é uma vantagem, sendo excelente para ajustes precisos. Por outro lado, o equalizador analógico ou sua simulação em plugins tendem a adicionar mais cor ao áudio, sendo uma boa opção para dar um timbre especial à voz.
Assim, como o equalizador, não vou me aprofundar nos parâmetros do compressor. Caso queira dominar o Compressor, tenho um Ebook Grátis chamado Tudo sobre Compressores. Nele você aprende em detalhes as melhores técnicas de compressão de áudio, mesmo que você seja iniciante e não tenha conhecimento nenhum.
Como usar o compressor na voz?
Ratio normalmente utilizado: 1:5 à 4:1. Mais como um Leveller.
Normalmente, ataque lento.
Com release rápido, você escuta mais compressão.
Com release lento, você escuta menos compressão.
Talvez, seja necessário um De Esser antes da compressão.
De Esser
De-esser é um compressor multibanda focado em comprimir somente os extremos agudos, a fim de atenuar os esses. Apesar de ter sido projetado para voz, ele é usado em muitos outros instrumentos, inclusive na masterização. Ensino todas as técnicas no Audio Expert.
Efeitos na voz
A depender do estilo, a voz pode soar bem com um reverb Plate, Hall, e até um delay. Caso queira saber mais sobre os reverbs, recomendo que leia o artigo sobre Reverbs.
O ajuste do tempo nos efeitos da voz irá depender da música. Música mais lenta fica interessante reverbs longos, músicas mais rápidas o reverb precisa ser curto, se não terá um som embolado.
Caso queira um som vintage, não deixe testar o reverb Chamber ou até mesmo um Slap Delay.
Curso de Mixagem
Caso queira aprender tudo sobre produção musical…não deixe de conhecer o Audio Expert. Lá, você encontra muitas outras dicas de produção musical.
Você não apenas dominará todas as técnicas essenciais de gravação, mixagem e masterização, mas também se tornará um mestre em design de estúdio, acústica e gestão de carreira, abrindo um mundo de possibilidades para você na indústria musical. Seja bem-vindo ao curso que transformará sua paixão em profissão.
Conclusão
Aqui, tentei resumir ao máximo algumas dicas de edição, mixagem. Caso queira se aprofundar no universo da produção musical, tanto em gravação, edição, mixagem e masterização, não deixe de conhecer o Audio Expert. O Treinamento mais completo de produção musical do mercado. Lá eu explico todas essas etapas em mais de 360 vídeos, passo a passo.
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Eduardo Rabuske
Produtor Musical, engenheiro de som e guitarrista: Formou-se em Produção Fonográfica na Unisinos e continuou seus estudos em cursos no Rio Janeiro (Brasil) e em Hamburgo (Alemanha). Já realizou trabalhos com artistas de todo o Brasil que vão do gospel à vaneira e rock, como Tchê Barbaridade, Tchê Garotos, Renato Borghetti, Alexandre Móica (Acústicos e Valvulados), Bidê ou Balde, Tequila Baby, Frank Solari, Kiko Freitas, Felipe Duran e outros.
Treinamentos: Desenvolveu o Audio Expert, um dos melhores treinamentos para produtores musicais e engenheiros de áudio da atualidade.
Projetos Acústicos: Realiza projetos arquitetônicos com tratamento e isolamento acústico para estúdios, residências e auditórios.
RKE Studio: Proprietário do RKE Studio, um dos maiores estúdios do sul do Brasil.
Fala sobre distressor explica melhor…
Olá André! já tenho um video só sobre distressor! abraços https://youtu.be/CiH_LQWzSIY&list=UULF_ZQ73cou8MdbWJimKphXbA&index=2