Antes de decidir se devemos “quantizar” o baixo (termo que vem do inglês “Quantize”, significando ajustar cada nota do baixo exatamente ao tempo), é crucial determinar se o estilo musical em questão demanda essa quantização. Embora a edição precisa do tempo no baixo possa adicionar mais energia à mixagem, ela é adequada apenas para alguns estilos. Por exemplo, estilos como MPB, Jazz, pagode e blues geralmente não se beneficiam desse tipo de edição, então é importante ter cautela.
Um bom produtor deve estar familiarizado com todas as ferramentas de edição, mas é crucial saber quando é apropriado editar e quando é melhor não editar.
Atualmente, há diversos softwares de correção de tempo, como Cubase, Pro Tools, Logic, Studio One, Reaper, entre outros. No entanto, independentemente do software utilizado, o conceito de edição é semelhante: recortar e mover as notas para o tempo correto. A menos que se esteja buscando um efeito artístico específico, a regra geral é minimizar as edições.
Pessoalmente, não sou a favor de processos automáticos de correção de tempo, pois eles tendem a processar quase tudo, independentemente da necessidade real da música ou de como o processamento afeta o som do baixo.
A maioria dos profissionais de renome prefere realizar a edição do baixo manualmente, confiando em seus próprios ouvidos. Alguns podem usar processamento automático, mas revisam o trabalho posteriormente.
Embora seja possível melhorar consideravelmente o tempo com as ferramentas de edição atuais, a interpretação da performance muitas vezes não pode ser aprimorada.
As ferramentas de processamento automático podem economizar tempo, especialmente ao trabalhar com várias faixas, mas a revisão manual é sempre preferível.
Sempre que possível, selecione a nota, recorte e mova para o tempo desejado. Evite usar recursos como time stretch (distensão de tempo) ou elastic audio do Pro Tools, a menos que seja necessário para uma edição extrema. Essas ferramentas devem ser reservadas para casos específicos.
Se houver mais de uma pista de baixo, como um DI e um amplificador, é importante primeiro alinhar a fase entre as duas pistas e agrupar todas as faixas para edição. Não se deve editar cada faixa isoladamente. Ao ajustar o baixo no grid, todas as faixas devem se mover juntas para evitar problemas de fase.