Como gravar Voz: Passo A Passo A Partir do Zero

Aula Prática

Eduardo
09/08/2025

Sumário

Não importa qual seja o seu estilo e se você tem ou não um estúdio de gravação, hoje, qualquer pessoa pode pode gravar voz. Você só precisa de conhecimento e o equipamento correto para gravar voz com qualidade.

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E se você seguir o passo a passo que eu elaborei, tenho certeza que você vai conseguir gravar voz facilmente.

 

Está pronto para começar? Então vamos lá, vamos aprender como gravar voz.

Como Gravar Voz – Passo a Passo

Vamos lá! Espero que você esteja motivado para gravar voz.

 

 

Vai ser um artigo um pouco longo, mas é um passo a passo muito completo, com tudo o que você precisa para gravar voz e ter sucesso na produção musical!

 

 

Bom, se você quer saber também sobre edição e mixagem de voz, clique aqui.

 

Quer aprender como gravar voz? Como gravar voz de maneira fácil e sem gastar muito dinheiro?

 

Neste artigo, eu vou te apresentar um passo a passo, detalhado e com imagens para você conseguir gravar voz e começar a produzir suas músicas.

Defina o seu Estilo

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Hoje, você escuta sucessos que foram gravados em home studios em todos os estilos possíveis, seja no sertanejo, rock, samba, Hip-Hop, Trap…

Quando eu digo aqui “definir o seu estilo” é definir seu nicho.

 

Então, definir o nicho é definir qual estilo você quer trabalhar com sua gravação de voz.  Esse é o passo fundamental que você precisa decidir antes de começar a comprar equipamentos.

Escolha Artistas e Produtores que você se identifica

Não é necessário ser um especialista para gravar voz em seu home studio. Basta pesquisar sobre os tipos de equipamentos que seus artistas e produtores preferem, como microfones dinâmicos ou condensadores, pré-amplificadores valvulados ou de estado sólido.


Um Home Studio para gravar voz não precisa ser feito por um projetista acústico profissional (apesar de ser recomendado), basta que a pessoa tenha experiência e algum conhecimento sobre o assunto.

Projeto Acústico
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Sabia que cerca de 50% do som captado por um microfone condensador é o som ambiente da sala? Por exemplo, em uma ligação telefônica, mesmo sem ver a pessoa, é possível perceber se ela está na rua, no carro ou até no banheiro, devido ao som ambiente captado pelo microfone. Já um microfone dinâmico captura menos ambiente, cerca de 70%.

Sabia que cerca de 50% do som captado por um microfone condensador é o som ambiente da sala? Por exemplo, em uma ligação telefônica, mesmo sem ver a pessoa, é possível perceber se ela está na rua, no carro ou até no banheiro, devido ao som ambiente captado pelo microfone. Já um microfone dinâmico captura menos ambiente, cerca de 70%. 

 

O objetivo deste post não é criar projetos acústicos, pois já tenho mais de 90 vídeos sobre acústica no Audio Expert. Trata-se de um assunto complexo, envolvendo dimensões, ondas estacionárias, absorção, difusão, isolamento de paredes, portas, janelas e pisos.

 

Para um estúdio profissional, um projeto acústico é essencial. No entanto, para um home studio, existem algumas técnicas simples que funcionam:

  • Escolha preferencialmente uma sala retangular, com dimensões diferentes, evitando tamanhos iguais, como 4×4, 3×3, 5×5. 

 

  • Opte por um lugar com bom isolamento acústico e menos interferência sonora externa, pois vazamentos de som são difíceis de corrigir sem afetar a qualidade do áudio.

 

  • Em um estúdio profissional, o som ambiente pode contribuir para a captação, mas isso geralmente não ocorre em um home studio. Evite que o som ambiente interfira na captação.

 

  • Evite salas reflexivas e prefira ambientes com móveis, tapetes, sofás, camas e armários, sendo os quartos geralmente uma boa opção.

 

  • Dica extra: Grave no quarto com as portas do armário abertas, pois o tecido das roupas absorve bastante som. Quanto mais “dentro” do guarda-roupas gravarmos, menos som ambiente será captado.
Equipamentos para Gravar Voz
Microfone
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Quando temos um instrumento como bateria, que precisamos usar vários microfones, SEMPRE precisamos verificar a fase.

A escolha do microfone é altamente pessoal, já que cada voz responde de forma diferente a um determinado modelo, e nem sempre o mais caro proporcionará o melhor resultado.

 

Embora existam microfones clássicos amplamente reconhecidos pela qualidade na gravação de voz, como o Sony C800g, Neumann U87ai, AKG C12 e outros, infelizmente, são caros no Brasil. No entanto, há muitos microfones no mercado que oferecem excelente custo-benefício.

Microfone Condensador
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O microfone condensador é o mais usado no mundo para gravar voz. É um tipo de microfone que utiliza um capacitor para converter as ondas sonoras em sinal elétrico. Ele é conhecido por sua sensibilidade e resposta de frequência ampla, o que o torna ideal para gravações de alta qualidade em estúdios de gravação.

Os microfones condensadores requerem alimentação elétrica, conhecida como “Phantom Power” (+48v). Então precisamos de  um pré-amplificador, placa de áudio ou mesa de som com Phantom Power. Mas hoje em dia, são raros os equipamentos que não possuem Phantom Power.

Vantagens do Microfone Condensador
  • Suporta alto SPL desde que o amplificador interno seja capaz de reproduzir os altos níveis de saída resultante.

 

  • Capta bem fontes com baixo SPL.

 

  • Os de diafragma grande possuem resposta de frequência extensa.

 

  • Os de diafragma pequeno são ideais para captar fontes que precisam de bastante brilho, como pratos, cordas e violões.
Desvantagens do Microfone Condensador
  • Os bons, infelizmente, são caros.

 

  • Por terem resposta plana, não são os ideais para várias fontes.

 

  • Vários modelos não aguentam altos SPL e distorcem facilmente.

 

  • Mesmo em cardióide, costumam ter mais vazamentos, pois captam mais baixos SPL.



No fim do post deixei alguns exemplos de microfones condensadores com excelente custo benefício.

Microfone Dinâmico
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Um microfone dinâmico é um tipo de microfone que utiliza uma bobina móvel para converter a energia sonora em sinal elétrico.

Ele é conhecido por ser resistente, durável e capaz de lidar com altos níveis de pressão sonora sem distorção. Os microfones dinâmicos são frequentemente utilizados em apresentações ao vivo, pois rejeitam bem o vazamento. Mas pode funcionar em gravações de estúdio, mas não será a melhor sonoridade para todas as vozes.

Vantagens do Microfone Dinâmico
  • Reduzem vazamentos.

 

  • Aguentam SPL altos.

 

  • Não possuem resposta plana e são excelentes para alguns elementos e ruins para outros.

 

  • Possuem um preço “mais acessível”.
Desvantagens do Microfone Dinâmico
  • Dificuldade em captar frequências altas.

 

  • Dificuldade em captar sinais com baixo SPL.

 

No fim do post deixei alguns exemplos de microfones dinâmicos com excelente custo benefício.

Padrão Polar dos Microfones

O microfone condensador pode apresentar um padrão polar fixo ou oferecer até 3 padrões selecionáveis, como cardióide, bidirecional e omnidirecional. Enquanto isso, o microfone dinâmico geralmente se limita a padrão cardióide ou supercardióide. Em gravações de voz solo, o padrão cardióide é utilizado em 99% das vezes. Já o padrão figura de 8 ou omnidirecional é mais comumente empregado em backing vocals e coros.

 

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Cardióide: Capta somente na frente e rejeita o restante.

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Hipercardioide: Ainda mais diretivo que o cardioide. Seu uso é basicamente o mesmo que o cardioide.



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Figura de 8 ou Bidirecional: Capta pela frente e por trás do microfone, rejeitando o som pelas laterais.

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Omnidirecional: Capta 360 graus.

Frequency Response Chart
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É a tabela que mostra a curva de resposta do microfone. Nela conseguimos ver quais as frequências são acentuadas ou atenuadas. Após algum tempo trabalhando com áudio, olhando a Frequency Response Chart conseguimos saber em qual instrumento funcionará bem somente pelo gráfico das frequências. 

Pré Amplificador
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Os microfones geram sinais de saída de baixa intensidade, que precisam ser amplificados, muitas vezes consideravelmente, antes de poderem ser utilizados de forma prática. Para isso, contamos com os pré-amplificadores, que são dispositivos projetados para aumentar o sinal do microfone até um nível adequado para a gravação.

A maioria das mesas de som e placas de áudio fornecem pré-amplificadores de microfone em várias de suas entradas, e existem também pré-amplificadores independentes disponíveis como equipamentos periféricos.

 

Há uma ideia equivocada de que todos os pré-amplificadores são lineares, ou seja, que aumentam o nível de saída do microfone sem alterar o timbre do som captado. No entanto, assim como instrumentos musicais e microfones, os pré-amplificadores possuem suas características sonoras próprias.

 

Ao ouvir uma gravação feita com microfone, você estará escutando não apenas as características do próprio microfone, mas também as do pré-amplificador utilizado.

 

Desde a introdução dos transistores e, especialmente, com o advento do áudio digital, houve um apreço pela qualidade dos equipamentos valvulados, e muitos engenheiros de som valorizam o calor e a coloração sonora que estes dispositivos podem adicionar. 

 

No Audio Expert, estudamos extensivamente sobre a distorção e seu impacto, positivo ou negativo, na música. Para quem deseja aprofundar-se no assunto, tanto na escolha de pré-amplificadores quanto em técnicas de microfonação, recomendo estudar os módulos Microfones, Pré-amplificadores e Gravação na Prática

 

Muitos engenheiros de som preferem trabalhar com níveis “quentes” nos pré-amplificadores de microfone. Nesses casos, as sutis e progressivas distorções das válvulas, ao invés de prejudicar o som, desempenham um papel duplo, atuando como limitadores e realçando o timbre, adicionando harmônicos musicalmente agradáveis. Isso é conhecido como “soft clipping”, “tube compression” ou até “overdrive”.


Por outro lado, um pré-amplificador de estado sólido de qualidade opera com baixíssima distorção até atingir seu limite máximo. A partir desse ponto, a distorção aumenta rapidamente, adicionando harmônicos agressivos e indesejados. Os efeitos resultantes dessas distorções também são mais ásperos, como “hard clipping”, “fuzz tone” ou “distorção braba”.

Channel Strip
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São pré-amplificadores que possuem equalizador e/ou compressor. É um periférico simulando um canal de uma mesa de som.

Marcas de pré-amplificadores que eu gosto de trabalhar:

 

 

Solid State/Transistor: Neve, API, Crane Song, GML, Martech, SSL

 

 

Valvulado: Universal Audio, Tubetech, Avalon 737, DW Fearm.

Software para Gravação de Voz

Aqui não tem mistério, o melhor software é aquele que você domina. Pode ser Cubase, Pro Tools, Logic, Studio One, Reaper, tanto faz.

Melhoria de Performance
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Não há como evitar a edição corretiva se você estiver tentando lançar produções musicais de nível comercial. Mas conseguir resultados com um bom som de voz pode estar longe de ser simples, porque não é fácil sugar a vida dos cantores.

Alguns cantores têm dificuldade em afinar quando ouvem a voz através de fones de ouvido. Muitas vezes, o que poderá ajudar é você desligar o monitoramento na sua DAW durante a gravação e pedir ao cantor para se ouvir acusticamente, deslocando o fone um pouco da orelha.

 

 

Portanto, neste artigo eu gostaria de fornecer algumas dicas para melhorar suas performances vocais de forma eficaz, sem sacrificar sua naturalidade e interpretação.

 

 

Tudo pode se tornar muito mais fácil apenas se preparando adequadamente para a fase de gravação. Afinal, os cantores respondem ao que ouvem.

 

 

Isso significa que qualquer problema no seu playback irá prejudicar sua performance. Portanto, faça um esforço para completar as edições corretivas de todas as pistas antes que o cantor chegue no microfone. Não esqueça de fazer uma pré mixagem razoável também. Se a bateria e a percussão estiverem muito altas, por exemplo, pode ser difícil afinar com precisão, e muito baixas, a precisão rítmica pode ser prejudicada.

 

 

Alguns fones de ouvido não têm grande fidelidade de graves, o que pode fazer com que o baixo, bumbo e outros instrumentos graves praticamente desapareçam da monitoração, roubando assim do artista pontos de referência vitais de afinação/tempo. ( No fim do artigo, deixei uma lista de fones que recomendo).

 

 

A latência de monitoramento, por menor que seja, também pode atrapalhar o pitch de um cantor, e é por isso que geralmente prefiro ajustar o Buffer Size para uma latência menor que 6ms.

 

 

Alguns cantores juram que adicionar reverb aos fones de ouvido ajuda a alcançar as notas com mais precisão. Na prática o que percebo é que o som da voz fica mais bonito, assim o cantor interpreta melhor. 

 

 

Minimizar a captura da reflexão da sala e ruído de fundo pode ser outra medida assertiva. Algoritmos de processamento de pitch/tempo consideram sinais ruidosos e reverberantes mais difíceis de analisar e processar, e isso basicamente se traduz em uma maior probabilidade de você acabar com artefatos de processamento desagradáveis. 

 

 

E mais uma dica de gravação para músicas rítmicas: incentive o cantor a se mover um pouco com a batida da música enquanto toca, pois isso pode fazer maravilhas pela precisão rítmica.

Vocal REM
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É uma técnica de gravação de áudio que consiste em capturar a performance vocal de um cantor enquanto ele ou ela está em movimento, ou seja, durante a execução de uma música.

REM é a sigla para “Rapid Eye Movement” (Movimento Rápido dos Olhos), que é uma fase do sono em que ocorrem os sonhos mais vívidos. A técnica de gravação vocal REM busca capturar a emoção e a expressividade do cantor durante a performance, resultando em uma gravação mais natural e dinâmica.

Técnicas para Gravação de Voz

Microfone mais próximo do vocalista: 

 

 

  • Efeito proximidade. 

 

 

  • Mais detalhes nos graves e agudos.

 

 

  • Mais voz e menos sala. 

 

 

Microfone mais afastado:

 

 

  • Mais som de sala e menos voz.

 

 

  • Menos detalhes nos graves e agudos.

 

 

Microfonação fora de eixo:

 

 

  • Interessante caso a voz esteja estridente ou com muitos “esses”.

 

 

Backing vocal

 

 

  • Caso você queira que os backs soem mais dentro da mix, faça gravação com alguns backs mais próximos e outros mais distantes do microfone.
Curso de Produção Musical

Caso queira aprender tudo sobre produção musical…não deixe de conhecer o Audio Expert. Lá, você encontra muitas outras dicas de produção musical. 

Você não apenas dominará todas as técnicas essenciais de gravação, mixagem e masterização, mas também se tornará um mestre em design de estúdio, acústica e gestão de carreira, abrindo um mundo de possibilidades para você na indústria musical. Seja bem-vindo ao curso que transformará sua paixão em profissão.

Conclusão

Neste resumo, destaquei algumas sugestões sobre gravação de voz. Se você quer se aprofundar no universo da produção musical, abrangendo gravação, edição, mixagem e masterização, sugiro conhecer o Audio Expert. Este é o treinamento mais abrangente de produção musical disponível, com mais de 360 vídeos detalhados, explicando o passo a passo.

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Eduardo Rabuske

Produtor Musical, engenheiro de som e guitarrista: Formou-se em Produção Fonográfica na Unisinos e continuou seus estudos em cursos no Rio Janeiro (Brasil) e em Hamburgo (Alemanha). Já realizou trabalhos com artistas de todo o Brasil que vão do gospel à vaneira e rock, como Tchê Barbaridade, Tchê Garotos, Renato Borghetti, Alexandre Móica (Acústicos e Valvulados), Bidê ou Balde, Tequila Baby, Frank Solari, Kiko Freitas, Felipe Duran e outros.

Treinamentos: Desenvolveu o Audio Expert, um dos melhores treinamentos para produtores musicais e engenheiros de áudio da atualidade.

Projetos Acústicos: Realiza projetos arquitetônicos com tratamento e isolamento acústico para estúdios, residências e auditórios. 

RKE Studio: Proprietário do RKE Studio, um dos maiores estúdios do sul do Brasil.

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