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Mixagem Descomplicada

Do Básico ao Avançado

254 PÁGINAS

Sabe quando você quer mixar uma música, mas acaba travando entre plugins, teorias e dúvidas que só complicam tudo? Neste livro, você vai aprender a mixar de forma prática e rápida, indo direto ao ponto. Nada de enrolação — só o que realmente funciona no dia a dia de quem quer resultado sem perder tempo.

A melhor Técnica para deixar o Som na Cara:

Descubra, logo nessa primeira parte, como os equalizadores podem fazer com que todos os elementos se destaquem na mix. Tudo o que você precisa fazer para escolher as frequências corretas. 

Aqui, nessa primeira parte, eu já mostro o processo que mais funciona para cada instrumento;

Técnicas de Equalização nos Principais Instrumentos:

Chega de adivinhar onde cortar ou reforçar. Aqui você vai aprender exatamente o que funciona na hora de equalizar bateria, baixo, guitarra, teclado e voz. 

Nada de regras soltas — vou te mostrar o que ouvir, quais frequências merecem atenção em cada instrumento e como tomar decisões rápidas e certeiras pra deixar tudo soando limpo, equilibrado e com impacto;

 

O Jeito mais Eficiente de encaixar a Voz na Mixagem:

Essa etapa é uma das mais importantes. Aqui, eu te mostro como deixar a voz aparente e nítida, mas sem ofuscar outros elementos. A técnica que mais vai gerar resultados pra você.

Aqui, você vai, realmente, colocar a voz na cara, ou seja, ver acontecer;

A Ambiência Certa Que Dá Vida à Mix:

Descubra como usar reverbs e delays de forma criativa e precisa, aprendendo não só como aplicar, mas qual tipo de reverb usar em cada situação. Hall, Plate, Room, Spring… você vai entender o papel de cada um e como escolher o ideal para destacar vozes, instrumentos ou criar profundidade. 

Nesta parte do eBook, mostro como usar esses efeitos sem embolar a mix — só o que funciona de verdade no dia a dia.;

Compressão na Medida Certa, Sem Mistério:

Se você ainda acha que o compressor é complicado ou sente que ele mais atrapalha do que ajuda, essa parte do eBook vai mudar o jogo. Aqui você vai aprender, de forma simples e direta, como usar a compressão para dar punch, controle e coesão à sua mix. 

Descubra os tipos de compressores, quando usar cada um, e como ajustar os parâmetros sem enrolação — com exemplos práticos pra você aplicar na hora;

Quais os EQs e Compressores Clássicos para cada Instrumento:

Descubra, logo nessa primeira parte, os equalizadores e compressores clássicos para cada instrumento. Tudo o que você precisa saber para escolher o plugin ideal. 

Nessa primeira parte, eu já mostro o processo que mais funciona para cada instrumento;

Bits e Taxa de Amostragem Sem Complicação:

Chega de confusão com números e siglas. Aqui você vai entender, de forma clara e objetiva, o que realmente importa sobre profundidade de bits e taxa de amostragem na hora de gravar e mixar. 

Descubra como essas configurações afetam a qualidade do áudio, quando faz sentido usar 24 bits ou 48kHz (e quando não faz), e como evitar erros que podem comprometer sua produção logo no começo do processo;

PAN: Como Espalhar os Instrumentos e Abrir a Mix:

Sabe aquela mix que soa cheia, com tudo no lugar, sem embolar? Grande parte disso vem do uso inteligente do PAN. Neste trecho do eBook, você vai aprender como posicionar cada instrumento no campo estéreo para criar espaço, profundidade e definição. 

Descubra técnicas simples e eficazes pra abrir sua mix e dar a sensação de um som mais profissional — tudo de forma prática e sem achismos;

Veja o Que Você Vai Aprender no Livro

  • A essência da mixagem
  • A evolução da mixagem
  • Os pilares da mixagem profissional
  • O arranjo – o começo de tudo
  • Mascaramento – quando um som esconde o outro
  • A influência do estilo musical na mixagem
  • Corrigindo um arranjo na mix
  • Os elementos de um arranjo típico
  • Áudio digital – fundamentos essenciais
  • Formatos de arquivos digitais
  • Oversampling – melhorando o processamento digital do áudio
  • Master Clock – sincronizando o áudio digital
  • Conversores A/D e D/A – a ponte entre o analógico e o digital
  • Taxa de amostragem – qual a melhor escolha?
  • Volume ideal para gravação em 24 bits
  • O papel dos bits no áudio digital
  • Panorama (PAN) – posicionamento estéreo na mixagem
  • Psicoacústica – como percebemos o som na mixagem
  • Noise gate – controle de ruído e dinâmica
  • Microdinâmica e Macrodinâmica – Compressão
  • Equalização – a arte de moldar o som
  • Reverb – criando ambiências e profundidade sonora
  • Usando o Reverb na prática
  • Estilos históricos dos Reverbs na mixagem
  • Delay – o efeito de espaço e profundidade
  • Delay – controle avançado
  • A história do delay nas gravações e mixagens
  • Exciter – adicionando harmônicos à mixagem
  • Chorus
  • Phaser
  • Fuzz e Vibrato
  • Efeitos – como criar o efeito de voz de telefone?
  • Octave
  • Tremolo
  • Wah Wah
  • Distorção e Overdrive
  • Flanger
  • Summing – o processo de soma na mixagem
  • Sistema Híbrido – integração de hardware na mixagem digital
  • Edição e Pré-Mixagem

Sobre Eduardo Rabuske

Produtor Musical, engenheiro de som e guitarrista: Formou-se em Produção Fonográfica na Unisinos e continuou seus estudos em cursos no Rio Janeiro (Brasil) e em Hamburgo (Alemanha). Já realizou trabalhos com artistas de todo o Brasil que vão do gospel à vaneira e rock, como Tchê Barbaridade, Tchê Garotos, Renato Borghetti, Alexandre Moica (Acústicos e Valvulados), Bidê ou Balde, Tequila Baby, Frank Solari, Kiko Freitas, Felipe Duran e outros.

 

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